Pular para o conteúdo
Search

Marcação de Consulta: UBS do bairro Geribá em Búzios causa transtornos a usuários

O sistema de marcação foi modificado, segundo uma funcionária do local, para atender à orientação da Secretaria de Saúde que optou pelo que chama de ‘demanda espontânea’, entenda

Os moradores de Geribá em Búzios tem passado por mais um teste de paciência durante a marcação de consultas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, recém-inaugurada. A quantidade reduzida ou nula para algumas especialidades, como ginecologia e pediatria tem sido uma constante. O programa estratégia da família, com visitas às residências, ainda não foi implementado, além disso, os pacientes não recebem atendimento no local, tendo que se deslocar à policlínica para consulta.

A equipe da Prensa tem recebido diversas reclamações e nesta segunda-feira (17), constatou a realidade da unidade de saúde. Os atendimentos ocorriam de forma organizada até 15 dias atrás, com especialidades por dia, conforme mostra a foto abaixo, enviada por um leitor, mas o esquema foi alterado sem nenhuma comunicação.

Esquema de marcação que era utilizada na UBS de Geribá / Imagem enviada por leitor da Prensa

A mudança no formato de marcação foi informando por uma funcionária no local, que explicou que ‘de agora em diante esse era o procedimento, no formato de ‘demanda espontânea’, e que era essa a recomendação da Secretaria de Saúde”. Na prática, esse atendimento ocorre da seguinte forma, o morador vai à unidade e pode marcar a especialidade que estiver disponível no sistema. O problema, é que dificilmente existem vagas disponíveis e as duas especialidades mais procuradas, ginecologia e pediatria, simplesmente não tem data provável para marcação.

O programa estratégia da família, responsável por expandir e consolidar a atenção básica para até 4 mil usuários, por equipe, ao redor da unidade, conforme orientação do Ministério da Saúde, não é oferecido. A comunidade que foi uma das últimas a ser contemplada com o equipamento, que é uma realidade consolidada na maioria dos bairros do município.

Ao que parece, a UBS de Geribá tão aguardada pelos moradores do bairro, é mais um prédio de saúde bem construído, mas carente de profissionais.

A Prensa questionou a Secretaria de Comunicação e o secretário de Saúde para confirmar a informação fornecida pela servidora, o motivo de não haver marcação para especialidades mais procuradas, a ausência do programa estratégia de família na unidade e ainda sobre como funciona, na prática esse novo formato, mas, como de praxe, não obteve resposta.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.