Prefeitura coloca pó de pedra para preencher buracos no calçamento da rua mais famosa da cidade
O calçamento da Rua das Pedras, no Centro de Búzios, está recebendo manutenção da Prefeitura. O local recebeu aplicação de uma mistura de pó de pedras com areia. Segundo o município, o objetivo é cobrir os desníveis no calçamento da via. Após postagem no trabalho nas redes sociais da Prensa de Babel, muitos internautas questionaram se serviço não iria descaracterizar o local, que é conhecido mundialmente pelo desnível de pedras.
“Uma Rua conhecida Mundialmente perdendo sua tradição. Deveriam se preocupar com a José Bento Ribeiro esburacada”, disse um internauta.
“Isso já era pra ter sido feito a muito tempo. Pois o brasileiro pensa sempre pra trás. É melhor ver bem feita, do que ver alguém com o pé quebrado ou um cadeirante sem poder curtir a rua das Pedras de nossa cidade”, comentou um internauta.
“Péssimo, pode chamar de “rua normal calçada” agora, já que perdeu a principal característica. A rua já tinha calçadas niveladas que facilitavam o caminhar de quem tem dificuldade de locomoção!”, opinou outra internauta.
De acordo com o município, a iniciativa aconteceu após denúncias de acidentes no local devido aos buracos entre as pedras, na maioria das vezes com os idosos e crianças. O secretário de Serviços Públicos, Marcus Vallerius, explicou que o procedimento é normal e não irá descaracterizar o calçamento que é uma singularidade de Búzios. “Apenas rejuntei com pó de pedra, é natural”, explica ele.
Após a aplicação do pó de pedras com areia, o material é varrido sobre a superfície e molhado com água em seguida para que a matéria se encaixe nos vãos das pedras e cubra os espaços sem prejudicar na absorção da água da chuva. Um carro pipa auxiliou o trabalho. Além disso, o local recebe poda de árvores, capina, limpeza de bueiros, pintura de meio fio, entre outros serviços.
RUA DAS PEDRAS
Projetada e calçada em 1971, este tipo de calçamento é chamado de “Pé de Moleque” e possui o objetivo de servir de redutor de velocidade de automóveis e ainda na absorção de águas pluviais. A Rua é reconhecida mundialmente, é um dos cartões postais da cidade.
Em 2014, houve uma polêmica sobre uma ação de rejunte da rua com cimento, pelo governo municipal da época, porém, após inúmeros comentários as obras foram paralisadas.