No próximo domingo, 02 de outubro, acontecerá o primeiro turno das eleições no país. Elas ocorrerão de 08 da manhã até às cinco horas da tarde. Em casos de segundo turno, ocorrerá no dia 30 de outubro no mesmo horário. Separamos tudo o que você precisa saber para votar de forma.
Como é a votação nas eleições 2022?
O eleitor deve verificar com antecedência seu lugar de votação, o que pode ser feito pelo site do TSE ou pelo aplicativo e-título, disponível para download nas plataformas IOS e Android.
Quem pode votar?
A votação é obrigatória para os eleitores de 18 a 69 anos. Quem não conseguir votar no primeiro turno poderá votar normalmente no segundo turno, e depois terá de justificar sua ausência junto à Justiça Eleitoral.
Para eleitores de 16 e 17 anos e acima de 70 anos, a votação é opcional e, da mesma forma, quem não for votar no primeiro turno poderá comparecer normalmente no segundo turno.
Que documentos preciso para votar?
Para votar, a eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. Serão aceitos: e-Título (título de eleitor em meio digital (Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto); Carteira de identidade; Identidade social; Passaporte; Carteira de categoria profissional reconhecida por lei; Certificado de reservista; Carteira de trabalho; Carteira nacional de habilitação. Não é obrigatório apresentar o título de eleitor para votar.
Em quais cargos o eleitor vai votar?
Presidente;
Governador;
Senador;
Deputado federai;
Deputado estadual;
Qual a ordem de votação?
Deputado federal, com quatro dígitos;
Deputado estadual, com cinco dígitos (nos dois casos, o eleitor pode optar por votar apenas na legenda, digitando somente os dois números do partido);
Senador, com três dígitos (nesta eleição é apenas um voto para senador; nas eleições de 2018 cada Estado escolhia dois de seus senadores);
Governador, com dois dígitos;
Presidente, também com dois dígitos.
Para quem está inseguro com o mecanismo das urnas, no site do TSE há um simulador da urna eletrônica para quem quiser se habituar com o ambiente.
O que ocorre no segundo turno?
Se nenhum dos candidatos a presidente chegar a 50% mais um dos votos, deverá haver o segundo turno, com os dois candidatos mais bem votados na primeira rodada. O mesmo acontecerá nos Estados em que o vencedor não conseguir o mesmo índice.
Neste caso, a campanha prossegue normalmente até o dia 30, com uma diferença em relação ao horário eleitoral gratuito: no segundo turno, os dois candidatos têm o mesmo tempo no programa, com dez minutos para cada um a cada bloco, e a mesma quantidade de inserções durante a programação.
No segundo turno, a votação é majoritária: vence quem tiver mais votos, não importa a quantidade de votos brancos, nulos ou abstenções.