Na manhã desta sexta-feira (1), um protesto de pescadores da Região dos Lagos, principalmente de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, fecharam a pista da RJ-140 bem na entrada da cidade. Os manifestantes levaram faixas e cartazes, e eles reivindicaram, de forma pacífica, soluções para a despoluição da Lagoa de Araruama. Também cobram da concessionária soluções e pedem, ainda, que seja feita a dragagem do Canal do Itajuru, em Cabo Frio.
No último fim de semana, centenas de peixes apareceram mortos na orla aldeense. A manifestação parou o trânsito no acesso à São Pedro. Por volta das 11h45 o congestionamento era de 30km para quem saía da ViaLagos e acessava a RJ-140. A Polícia Militar esteve no local observando a movimentação.
A Prolagos reafirma que sempre esteve e estará ao lado de todos os interessados na recuperação da qualidade da Lagoa de Araruama. A empresa mantém todas as estações elevatórias e de tratamento de esgoto funcionando dentro dos padrões legais vigentes e apresenta projetos para a evolução contínua dos sistemas de esgoto, tanto no modelo atual, coleta em tempo seco, quanto rede separadora.
A empresa contratou, ainda, a Coppe/UFRJ que está desenvolvendo um estudo de hidrodinâmica capaz de fornecer dados técnicos-científicos sobre as ações mais eficazes a serem realizadas na Lagoa de Araruama. O projeto tem como finalidade oferecer subsídios aos gestores públicos para a tomada de decisão.
(*)contém informações do RC24H