Nesta quinta-feira (2), em frente ao Fórum de Búzios, a Ordem dos Advogados do Brasil, com representantes do Rio e de Búzios, liderou, com destaque para a subseção de Búzios, uma manifestação pacífica contra a ausência de juízes titulares na Comarca. Mais de 40 pessoas, entre advogados e representantes de movimentos sociais da Ama Mulheres Búzios e PCDs.
Após o ato, os advogados se reuniram com a juíza Alessandra de Souza, que está na comarca temporariamente, vindo da comarca de Araruama. Foram discutidos os problemas de morosidade e buscadas soluções. A advogada Ana Basílio atualizou os presentes sobre os esforços da OAB para pressionar o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) a abrir editais tanto para promoção de juízes quanto para concurso de servidores.
Enquanto isso, propôs-se o aumento dos dias de presença do juiz substituto e dos servidores presenciais. Alguns presentes sugeriram que Alessandra pudesse permanecer como juíza auxiliar ou até mesmo titular da 1ª Vara, ideia que foi recebida com agradecimento, mas a magistrada afirmou buscar outras formas de ajudar, como a realização de mutirões de conciliação e o envio de mais estagiários ao Fórum. Basílio e o advogado presidente da OAB-Búzios, Osmar Augusto, se comprometeram a enviar oficialmente esse projeto, e ambas as entidades se prontificaram a colaborar na semana de conciliação. A situação é urgente, com 12 mil processos ativos apenas na 1ª Vara e mais 70 mil na dívida ativa.