Confira na galeria acima fotos feitas nessa semana
Ativistas e moradores denunciam que há quarenta dias consecutivos o Mangue de Pedras, localizado entre a praia da Rasa e Praia de Manguinhos, em Búzios, está sob ataque da especulação imobiliária.
Todo o entorno do Morro coberto de vegetação de mata atlântica que protege e circunda o bioma vem sendo desmatado e incendiado aparentemente para a construção de loteamentos. Alguns trechos foram registrados inclusive terraplanagem mecanizada com tratores de empreiteiras.
Moradores e Militantes ambientais denunciaram inicialmente ao Poder Executivo, e afirmam que não tiveram registro e nem procedimentos! Denunciaram então ao Ministério Público.
Nesta semana por decisão judicial foram contidas as invasões, desmatamentos e instaurado um inquérito policial para apurar responsabilidades de todos os envolvidos.
O Ministério Público está centralizando as investigações.
Todos os órgãos de governo das esferas federal, estadual, municipal foram oficiados a exercerem seu poder de polícia para conter imediatamente a degradação provocada pela especulação imobiliária. Ao que parece não importa o tamanho ou porte, qualquer construção e loteamento no entorno do Mangue serão criminalizados pela legislação ambiental.
Todo o entorno do Mangue é Area de Proteção Permanente (APP), constituído de vegetação endêmica e ameaçada de extinção além do aquífero subterrâneo, portanto TODA A GEOGRAFIA É PROTEGIDA POR LEI, NÃO PODE CONSTRUIR, qualquer empreendimento no entorno do local estaria sujeito a severas restrições.
Ambientalistas estão propondo a criação de uma Unidade de Conservação Estadual.
O Prensa de Babel segue na apuração dos fatos e em busca de mais informações sobre a denúncia.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/03/08/moradores-denunciam-queimadas-em-torno-do-mangue-de-pedra/