A madrugada desta quinta-feira, 28, foi mais uma na longa lista de noites sem energia em diversas residências das cidades da Região dos Lagos. Desta vez, a maior parte das reclamações partiram dos bairros Florestinha, Orla 500, Verão Vermelho e Unamar, no distrito de Tamoios, em Cabo Frio. Além dos bairros Rasa, Maria Joaquina, Praia Rasa, Colônia dos Pescadores, Arpoador, Vila Verde e Marina, em Búzios.
Os moradores acreditam que o problema esteja sendo causado devido à falta de manutenção na rede elétrica. Já que os transformadores da companhia desarmam diversas vezes ao dia. Isso sem falar nos dias de vento, quando o problema é ainda maior.
Um especialista no setor informou que toda a rede elétrica está defasada. A estrutura é antiga e foi planejada para atender uma determinada demanda. Sendo que hoje, esse número é muito maior.
“Enquanto eles não readequarem a rede elétrica, o problema irá continuar. É uma questão lógica. Vamos supor que em determinado local, onde há dez anos atrás, quando colocaram a rede elétrica tinham dez casas, hoje são 50. Eles precisam rever com urgência toda a estrutura”, destacou o técnico, que preferiu não ser identificado.
Enquanto o problema não é resolvido, os consumidores são os maiores prejudicados. Através das redes sociais, o morador de Búzios, Weldison Costa, contou que ficou a madruga toda sem energia e pela manhã, o problema persistia. “Ainda estou sem luz e tenho filha recém-nascida”, postou.
A moradora de Tamoios, Elaine, já teme pelo verão. “Ontem ficamos a noite toda com quedas de energia toda hora e nesse momento, já tem mais de 1h sem luz. Anda demais essas quedas de energia, e ainda não estamos no verão. Serviço péssimo dessa empresa. Conseguiu ficar pior do que quando era Ampla”, desabafou a moradora.
Há relatos ainda de consumidores que tiveram aparelhos eletrônicos queimados, alimentos estragados, dentre tantos outros transtornos.
Ontem, O PRENSA já havia destacado o problema na Região. Inclusive informando sobre a disponibilidade do PROCON de Arraial do Cabo para realizar o procedimento necessário de reclamações. A Prefeitura de Arraial também vem cobrado resposta e terá uma reunião amanhã, (29) com representantes da empresa.
Enquanto isso, a empresa ainda não assumiu que haja algum problema acima do normal na Região.