Neste domingo, (12), acontece a 2º etapa da prova do ENEM. Mas, para os candidatos, que moram no distrito de Tamoios, em Cabo Frio, a prova já começou. Isso porque para não perder o horário do exame nacional, os candidatos já saíram de casa em direção as cidades vizinhas, onde farão a prova.
Apesar do Distrito ter uma extensão muito grande e um número considerável de moradores, não há nenhuma unidade de ensino, que aplica a prova. Para quem vai realizar a prova, a distância pode ser uma das partes mais difíceis.
“A escola que eu vou fazer a prova é muito longe. Além de ser em outra cidade (Rio das Ostras), a rua parece meio deserta e eu confesso, que fiquei meio receosa, devido à violência. Por sorte, meu pai acabou me levando e me buscando, o que ajudou muito”. Contou Isis, que mesmo assim saiu de casa uma hora antes do horário de abertura dos portões.
Mas para aqueles que dependem do transporte público, a tensão é ainda maior. Como é o caso de Victor, que conta que sai bem antes de casa com medo de perder a prova.
“O transporte público aqui já não é dos melhores. Dia de domingo, a situação consegue ficar pior. Eu sai de casa às 10h para garantir que vou chegar dentro do horário”, contou o estudante, que fará o exame pela primeira vez.
Essa complicação chegou a desanimar algumas pessoas. Rafaela Caroline conta, que já fez o exame duas vezes. Nas duas caiu em escolas em lugares, que ela nem conhecia. Por isso, tinha que sair muito cedo de casa, pegar duas conduções para chegar. Esse ano, ela preferiu não prestar o exame.
“Eu cheguei a me inscrever. Mas teria que pagar a taxa, pagar passagem, gastar com alimentação, já que teria que sair muito cedo de casa e não daria pra comer. Por isso, acabei desistindo”, informou.
Os locais de provas terão seus portões abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília. A diferença para este domingo é que a duração da prova é de 4h30, uma hora a menos do que a do domingo anterior.