Menu

Cidades

Mais incêndios em Búzios. Assembleia para discutir plano de manejo do Pcsol

WhatsApp Image 2017-08-31 at 14.37.06

WhatsApp Image 2017-08-31 at 14.28.46 (1)Mais registros de incêndios em Búzios. Na tarde desta quinta-feira (31) foram dois, um na chamada Rua da Madeireira, bairro Boa Vista, e  outro na  Baia Formosa,  em direção ao aeroporto. Por sorte chovia no momento e  isso colaborou para que as chamas não atingissem as casas. No Boa Vista estava  no combate ao fogo,  o Corpo de Bombeiros. O secretário de Meio Ambiente Cassio Cunha também estava presente  no local.

No  Baía Formosa o fogo já se espalhava rapidamente pela vegetação seca, levantando altas labaredas que lembraram o incêndio de dois anos atrás  nessa mesma região, e que durou um mês inteiro, levando os guarda-parques a exaustão, e queimando toda a vegetação, o que  atraiu  a atenção da imprensa nacional.

Ambientalistas chamam a atenção para o perfil  repetido dos incêndios, que tem uma formação geométrica, como as queimadas realizadas para a preparação  de terreno para a criação de loteamentos clandestinos. A Prefeitura informa que a principio  parece ser incêndio natural pelo tempo longo de estio e vegetação muito seca, mas, no entanto, não descarta que há suspeita de ato criminoso.

Os incêndios já tornaram-se comuns em Búzios nesse período do ano, o que gera questionamentos dos ambientalistas sobre qual o  plano  do município para incêndios?  Há um processo de investigação para autuação de possíveis infratores?  Quem é responsável por debelar incêndios florestais e autuar? Quantos fiscais temos na Secretaria de Meio Ambiente?

Ainda alertam  para a deficiência dos bombeiros  em equipamentos  como know how de debelar incêndios florestais em área de restinga e mata Atlântica,  cheia de animais peçonhentos. Também, de acordo com  os ambientalistas,  não contam com  abafadores, aparelhos pinga fogo, e outros produtos para debelar incêndios suficientes.

Formatura e terceirização 

Às 10h desta sexta-feira (1º) acontece, na sede da APA Estadual de Massambaba, em Praia Seca – Araruama, a formatura de guardas ambientais municipais  e agentes de prevenção e defesa florestal ministrado pelo  INEA aos seis municípios que compõe a Região dos Lagos (Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Búzios). Lembrando que  o serviço de Guarda Parques  concursados está sendo abolido e o Inea  terceirizou o serviço. Atende pelo setor  funcionários da  OSCIP Viva Rio,que não tem permissão para autuar infratores e nem debelar incêndios.

Assembléia 

Ás  14h,  também na sede da APA da Massambada, acontecerá  a Assembleia do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Costa do Sol (Pecsol) com a presença do diretor da Diretoria de Biodiversidade e Areas protegidas (DIBAP), Paulo Schiavo. No ato será entregue o estudo do GT Plano de Manejo, um dos pre-requisitos para finalizar o Plano de Manejo até o final do ano. A tentativa, de acordo com ambientalistas,  é de finalizar rapidamente  o Plano de Manejo, passando  por cima de algumas etapas, para facilitar exclusões de áreas do parque, inclusive em Búzios.

Búzios tem apenas 20% da cobertura vegetal original,  e as áreas que integram o parque são para proteger o pouco que sobrou.

 

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #18