Mais registros de incêndios em Búzios. Na tarde desta quinta-feira (31) foram dois, um na chamada Rua da Madeireira, bairro Boa Vista, e outro na Baia Formosa, em direção ao aeroporto. Por sorte chovia no momento e isso colaborou para que as chamas não atingissem as casas. No Boa Vista estava no combate ao fogo, o Corpo de Bombeiros. O secretário de Meio Ambiente Cassio Cunha também estava presente no local.
No Baía Formosa o fogo já se espalhava rapidamente pela vegetação seca, levantando altas labaredas que lembraram o incêndio de dois anos atrás nessa mesma região, e que durou um mês inteiro, levando os guarda-parques a exaustão, e queimando toda a vegetação, o que atraiu a atenção da imprensa nacional.
Ambientalistas chamam a atenção para o perfil repetido dos incêndios, que tem uma formação geométrica, como as queimadas realizadas para a preparação de terreno para a criação de loteamentos clandestinos. A Prefeitura informa que a principio parece ser incêndio natural pelo tempo longo de estio e vegetação muito seca, mas, no entanto, não descarta que há suspeita de ato criminoso.
Os incêndios já tornaram-se comuns em Búzios nesse período do ano, o que gera questionamentos dos ambientalistas sobre qual o plano do município para incêndios? Há um processo de investigação para autuação de possíveis infratores? Quem é responsável por debelar incêndios florestais e autuar? Quantos fiscais temos na Secretaria de Meio Ambiente?
Ainda alertam para a deficiência dos bombeiros em equipamentos como know how de debelar incêndios florestais em área de restinga e mata Atlântica, cheia de animais peçonhentos. Também, de acordo com os ambientalistas, não contam com abafadores, aparelhos pinga fogo, e outros produtos para debelar incêndios suficientes.
Formatura e terceirização
Às 10h desta sexta-feira (1º) acontece, na sede da APA Estadual de Massambaba, em Praia Seca – Araruama, a formatura de guardas ambientais municipais e agentes de prevenção e defesa florestal ministrado pelo INEA aos seis municípios que compõe a Região dos Lagos (Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Búzios). Lembrando que o serviço de Guarda Parques concursados está sendo abolido e o Inea terceirizou o serviço. Atende pelo setor funcionários da OSCIP Viva Rio,que não tem permissão para autuar infratores e nem debelar incêndios.
Assembléia
Ás 14h, também na sede da APA da Massambada, acontecerá a Assembleia do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Costa do Sol (Pecsol) com a presença do diretor da Diretoria de Biodiversidade e Areas protegidas (DIBAP), Paulo Schiavo. No ato será entregue o estudo do GT Plano de Manejo, um dos pre-requisitos para finalizar o Plano de Manejo até o final do ano. A tentativa, de acordo com ambientalistas, é de finalizar rapidamente o Plano de Manejo, passando por cima de algumas etapas, para facilitar exclusões de áreas do parque, inclusive em Búzios.
Búzios tem apenas 20% da cobertura vegetal original, e as áreas que integram o parque são para proteger o pouco que sobrou.