Por Sandro Peixoto
A nova legislatura que se iniciou esta semana tem algumas peculiaridades. Aos olhos da lei e da ordem, apenas nove vereadores foram eleitos mas na verdade, treze pessoas irão comandar a câmara. Ninguém tem dúvida que a vereadora Gladys pouco irá decidir sobre qualquer coisa. Será seu marido, o ex-vereador Evandro o verdadeiro edil. Mesma coisa acontecerá com Valmir Nobre cujo mandato pertence ao seu filho Junior. Já o Josué fará apenas o que Leandro deixar. Miguel Pereira também ficará sob as ordens do filho e Dida Gabarito sentará na cadeira mas o comando será do irmão Aziel, que já foi vereador.
Essa será com certeza uma das piores câmaras da nossa história. Um amigo buziano que está fora do Brasil em viagem de férias, ao ver no Prensa de Babel a composição da Presidência e da Mesa Diretora exclamou: que gente bisonha! Retruquei afirmando que aquilo é a representação da sociedade buziana. Aquilo, é o que temos de melhor no meio político. Ao menos foi assim que a sociedade entendeu ao escolhe-los.
Não Pode ser!- voltou a exclamar meu amigo.
– Cadê os esclarecidos da cidade?-
– Os esclarecidos não querem fazer parte daquela josta- tentei lhe explicar.
A verdade é que a sociedade mais elevada culturalmente não curte política. Gosta de mandar de outra maneira. Elegendo paus mandados. Financiando campanhas. Eles não querem sujar as mãos.Deixa que a ralé o faça por eles. Fazer política no Brasil é meter literalmente a mão na merda. Não é para quem tem estomago fraco. Enfim: os novos vereadores serão no máximo, mais do mesmo e veremos Zé do Caixão, ops, digo Walmir Nobre com as mesmas praticas políticas de sempre na base do fisiologismo; Gladys gritando como uma louca se fazendo de oposição quando no fundo sempre tentará fazer parte da base do governo( André que não seja louco de aceitar); Miguel Pereira e Niltinho Braga perdidos sem saber o que fazer; Josué na mesma e Dida Gabarito pregando a Bíblia a cada pronunciamento. Acredito que apenas Joyce, pela experiência, e Cacalho, por sua sobriedade, possam fazer um mandato acima da média.
Do restante pouco devemos esperar. Seria até covardia cobrar muito de quem não tem nada para dar.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/01/01/o-novato-cacalho-e-o-presidente-da-camara-de-buzios/