Mais de duas mil mulheres em Rio das Ostras sofreram algum tipo de violência em 2019, segundo dados do Dossiê Mulher 2020 divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP).
Os dados são preocupantes: revelam que de cada 100 mil mulheres em Rio das Ostras, 856 sofreram algum tipo de violência física e 1.097 registraram boletins nas delegacias por violência psicológica. Em relação aos estupros e crimes sexuais, os números do ISP mostram de que cada 100 mil mulheres riostrenses, 167 sofreram esses abusos.
O Dossiê Mulher 2020 apresenta os números de nove crimes contra as mulheres: violência física, homicídio, feminicídio, lesão corporal dolosa, violência sexual, estupro e as violências psicológicas, patrimoniais e moral. Desses crimes, a psicológica é a mais comum em Rio das Ostras, 587 mulheres denunciaram os abusos.
Em seguida vêm a violência física (458), a lesão corporal dolosa (448) e a violência moral (395). De acordo com o Dossiê Mulher, em 2019, 70 mulheres de Rio das Ostras sofreram estupro e 97 algum tipo de violência sexual. Os dados também mostram que 105 mulheres sofreram violência patrimonial na cidade.
Ações contra o problema
De acordo com o Dossiê Mulher 2020, em resposta à demanda social por soluções para o problema da violência doméstica, instituições como guardas municipais e polícias militares brasileiras vêm investindo, desde 2012, na adoção de um modelo diferenciado de atuação, por meio das “Patrulhas Maria da Penha” ou “Rondas Maria da Penha”, voltadas prioritariamente para a prevenção por meio tanto do atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. Rio das Ostras é uma dessas cidades, que junto com Macaé, implantaram serviços de Patrulha Maria da Penha no âmbito das guardas municipais.
Rede de Atendimento à Mulher
Em Rio das Ostras, a mulher deve procurar dois locais. A NUAM (Núcleo de Atendimento à Mulher, da 128º Delegacia de Polícia de Rio das Ostras, localizada na Avenida Jane Maria Martins Figueira, s/nº, Jardim Mariléa. É possível ligar para o local pelo telefone (22) 2771-4096.
O município também disponibiliza um local de atendimento. O NUAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) na Avenida Governador Roberto Silveira, s/nº, Costazul. O telefone de contado do local é (22) 2771-3125.