Search
Degradê com CSS
Publicidade

Mais de duas mil mulheres em Rio das Ostras sofreram algum tipo de violência em 2019

violência mulher estupro
Publicidade

Mais de duas mil mulheres em Rio das Ostras sofreram algum tipo de violência em 2019, segundo dados do Dossiê Mulher 2020 divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP).
Os dados são preocupantes: revelam que de cada 100 mil mulheres em Rio das Ostras, 856 sofreram algum tipo de violência física e 1.097 registraram boletins nas delegacias por violência psicológica. Em relação aos estupros e crimes sexuais, os números do ISP mostram de que cada 100 mil mulheres riostrenses, 167 sofreram esses abusos.
O Dossiê Mulher 2020 apresenta os números de nove crimes contra as mulheres: violência física, homicídio, feminicídio, lesão corporal dolosa, violência sexual, estupro e as violências psicológicas, patrimoniais e moral. Desses crimes, a psicológica é a mais comum em Rio das Ostras, 587 mulheres denunciaram os abusos.
Em seguida vêm a violência física (458), a lesão corporal dolosa (448) e a violência moral (395). De acordo com o Dossiê Mulher, em 2019, 70 mulheres de Rio das Ostras sofreram estupro e 97 algum tipo de violência sexual. Os dados também mostram que 105 mulheres sofreram violência patrimonial na cidade.

Em 2018, a Prensa fez uma matéria especial tratando do estupro e outras violências contra a mulher no município de Rio das Ostras.

Ações contra o problema

De acordo com o Dossiê Mulher 2020, em resposta à demanda social por soluções para o problema da violência doméstica, instituições como guardas municipais e polícias militares brasileiras vêm investindo, desde 2012, na adoção de um modelo diferenciado de atuação, por meio das “Patrulhas Maria da Penha” ou “Rondas Maria da Penha”, voltadas prioritariamente para a prevenção por meio tanto do atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. Rio das Ostras é uma dessas cidades, que junto com Macaé, implantaram serviços de Patrulha Maria da Penha no âmbito das guardas municipais.

Rede de Atendimento à Mulher

Em Rio das Ostras, a mulher deve procurar dois locais. A NUAM (Núcleo de Atendimento à Mulher, da 128º Delegacia de Polícia de Rio das Ostras, localizada na Avenida Jane Maria Martins Figueira, s/nº, Jardim Mariléa. É possível ligar para o local pelo telefone (22) 2771-4096.
O município também disponibiliza um local de atendimento. O NUAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) na Avenida Governador Roberto Silveira, s/nº, Costazul. O telefone de contado do local é (22) 2771-3125.

Clique aqui e veja o Dossiê Mulher 2020 completo.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Arraial do Cabo sedia 10ª edição da WTR com recorde de inscritos e ações de sustentabilidade

Prefeito se reúne com Estado e cobra início de obras em bairros de Búzios

Instalação sensorial alerta para a violência infantil em Tamoios no distrito de Cabo Frio

Búzios sedia lançamento do Programa Novas Rotas, da Embratur, voltado à internacionalização do turismo na Costa do Sol

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade