Pular para o conteúdo
Search

Mais de duas mil mulheres em Rio das Ostras sofreram algum tipo de violência em 2019

violência mulher estupro

Mais de duas mil mulheres em Rio das Ostras sofreram algum tipo de violência em 2019, segundo dados do Dossiê Mulher 2020 divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP).
Os dados são preocupantes: revelam que de cada 100 mil mulheres em Rio das Ostras, 856 sofreram algum tipo de violência física e 1.097 registraram boletins nas delegacias por violência psicológica. Em relação aos estupros e crimes sexuais, os números do ISP mostram de que cada 100 mil mulheres riostrenses, 167 sofreram esses abusos.
O Dossiê Mulher 2020 apresenta os números de nove crimes contra as mulheres: violência física, homicídio, feminicídio, lesão corporal dolosa, violência sexual, estupro e as violências psicológicas, patrimoniais e moral. Desses crimes, a psicológica é a mais comum em Rio das Ostras, 587 mulheres denunciaram os abusos.
Em seguida vêm a violência física (458), a lesão corporal dolosa (448) e a violência moral (395). De acordo com o Dossiê Mulher, em 2019, 70 mulheres de Rio das Ostras sofreram estupro e 97 algum tipo de violência sexual. Os dados também mostram que 105 mulheres sofreram violência patrimonial na cidade.

Em 2018, a Prensa fez uma matéria especial tratando do estupro e outras violências contra a mulher no município de Rio das Ostras.

Ações contra o problema

De acordo com o Dossiê Mulher 2020, em resposta à demanda social por soluções para o problema da violência doméstica, instituições como guardas municipais e polícias militares brasileiras vêm investindo, desde 2012, na adoção de um modelo diferenciado de atuação, por meio das “Patrulhas Maria da Penha” ou “Rondas Maria da Penha”, voltadas prioritariamente para a prevenção por meio tanto do atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. Rio das Ostras é uma dessas cidades, que junto com Macaé, implantaram serviços de Patrulha Maria da Penha no âmbito das guardas municipais.

Rede de Atendimento à Mulher

Em Rio das Ostras, a mulher deve procurar dois locais. A NUAM (Núcleo de Atendimento à Mulher, da 128º Delegacia de Polícia de Rio das Ostras, localizada na Avenida Jane Maria Martins Figueira, s/nº, Jardim Mariléa. É possível ligar para o local pelo telefone (22) 2771-4096.
O município também disponibiliza um local de atendimento. O NUAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) na Avenida Governador Roberto Silveira, s/nº, Costazul. O telefone de contado do local é (22) 2771-3125.

Clique aqui e veja o Dossiê Mulher 2020 completo.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.