Search
Degradê com CSS

Mais de 90mil pessoas se posicionam contra Bolsonaro usando a hashtag #EleNão

jairbolsonaro

As mulheres se mobilizaram nas redes sociais contra Jair Bolsonaro, candidato à presidência pelo PSL, usando a hashtag #EleNão​. O movimento começou na quinta-feira, 13/9, e ganhou força durante este fim de semana, após o grupo fechado “Mulheres Contra Bolsonaro” no Facebook ser hackeado no sábado, 15/9, e ter seu nome modificado para “Mulheres Com Bolsonaro”. Desde então, milhares de pessoas têm se posicionado nas redes sociais contra o Deputado Federal.

Para medir o impacto destes protestos no Twitter, a Scup, ferramenta de monitoramento de redes sociais do grupo Sprinklr, acompanhou a hashtag #EleNão entre os dias 14/9 e 17/9, e coletou mais de 90 mil menções sobre o assunto. Um terço das menções coletadas pela ferramenta eram relacionadas às atitudes machistas do candidato Jair Bolsonaro, mas questões como saúde, racismo e homofobia também foram expressivas no movimento. Temas como corrupção, educação, segurança e preconceito contra indígenas também foram citados pelos usuários como motivo para não apoiarem o candidato conservador.

Grandes nomes da mídia, como a candidata à vice-presidência Manuela d’Ávila, os cantores Caetano Veloso, Iza e Pitty e as atrizes Patrícia Pillar e Fabíula Nascimento, também participaram do movimento emitindo as suas opiniões em tweets com a hastag monitorada.

 

 

 

 

 

 

 

Além das justificativas com relação ao desempenho de Jair Bolsonaro como Deputado Federal, muitos usuários participaram do movimento #EleNão falando de moral, o que fez com que a palavra fosse classificada negativamente pela Scup.

Os termos política​, ódio​, contra e a própria hashtag #EleNão também foram classificados negativamente, enquanto a hashtag #EleNunca e o perfil @ManuelaDavila foram tratados em menções com o tom positivo.

A ferramenta analisa os tweets de forma automática e classifica os termos em positivo, negativo e neutro conforme seu uso pelos usuários. A maioria dos tweets coletados pelo monitoramento da ferramenta Scup Social foi considerado neutro (40,88%). Os negativos somaram 31,41% e os positivos, 27,71%.

Ainda de acordo com a Scup, além da hashtag principal, outras expressões como #EleNunca e #MulheresUnidasContraBolsonaro também ganharam destaque e estiveram nos Trending Topics Brasil e mundial durante o fim de semana. Também apareceram com frequência no monitoramento as hashtags #MulheresContraBolsonaro​, #MulheresContraOFascismo e #JuntasSomosMaisFortes​.

Sobre a Scup

Criada em 2009 e com mais de 400 clientes em seu portfólio, a Scup monitora as interações nas redes sociais para ajudar as empresas a se comunicarem com seu público e descobrir as suas necessidades. Com todas as atividades de social centralizadas em uma única plataforma e um relatório com comentários sobre a marca e interações, é possível acompanhar o desempenho de ações digitais e identificar novas oportunidades para ações personalizadas de marketing, aumento de vendas e oportunidades de negócios

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

PT de Búzios terá segundo turno para eleição interna

Após anos de espera: Obra da Estrada da Fazendinha começa em Búzios

Prefeito de Macaé cobra da Enel melhorias no fornecimento de energia elétrica diante de expansão industrial

Lagoa de Geribá: um projeto inédito para um lugar que ainda pode florescer

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!