Pular para o conteúdo
Search

Mais de 60% dos meios de hospedagem do Rio de Janeiro funcionam em municípios litorâneos 

Pesquisa do Sebrae Rio mostra otimismo dos pequenos negócios para o segundo semestre

Nesta quarta-feira (27), é celebrado o Dia Mundial do Turismo. Para reforçar a importância do setor para a economia fluminense, o Sebrae Rio fez uma nova sondagem com os Meios de Hospedagem para entender os principais desafios do segmento e sua expectativa para o verão – os dados da Receita Federal mostram que mais de 60% desses estabelecimentos no Estado do Rio de Janeiro estão localizados em municípios litorâneos. Atualmente, 5,1 mil pequenos negócios de hospedagem estão em funcionamento no Rio de Janeiro; um aumento de 21% nos últimos cinco anos. Em 2023, os pequenos negócios do segmento de meios de hospedagem contrataram 364 novos funcionários com carteira assinada. 

A sondagem mostrou que em julho, a taxa média de ocupação dos quartos foi de 55%. Esse resultado reforça como as férias do meio do ano impactaram os meios de hospedagem. No período 34,5% mantiveram o seu rendimento, 33,6% tiveram redução de receita e 31,8% aumentaram o seu faturamento em relação a julho do ano passado. 

“A maioria dos pequenos negócios pesquisados que ficaram abaixo da taxa de ocupação tiveram redução em seu faturamento. Essas empresas possuem em média 25 quartos, ou seja, aproximadamente 14 quartos ficaram ocupados. Esse percentual reforça que o empreendedor precisa buscar por capacitação para garantir uma taxa de ocupação cada vez mais alta”, garante Marisa Cardoso, coordenadora de Turismo do Sebrae Rio. 

Entre as atividades oferecidas pelo setor, 56% disponibilizam parceria com agências locais para tours turísticos pela cidade ou região. Enquanto isso, 44% não oferecem esse serviço. Hoje, a pesquisa aponta que as principais dores do setor são equilíbrio financeiro; desenvolver estratégias de mercado considerando a jornada do turista; implementar novas tecnologias e uso de plataformas on-line, compreender o comportamento e os hábitos de consumo dos turistas.  No mês de julho, a pesquisa sondou de onde vem os clientes dos meios de hospedagem. Para 53,6% desses empreendimentos a maioria dos turistas são do próprio estado. Já para 39,1% são de outros estados e para 7,3% são estrangeiros. 

Para o segundo semestre, a expectativa é positiva: 66% dos entrevistados acreditam que o faturamento terá um aumento em comparação ao primeiro semestre, 20,4% pensam que o rendimento será igual ao começo do ano e 13,6% entendem que a receita terá uma queda. 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.