Confira dicas de como se preparar para o segundo dia de avaliação
Na tarde deste domingo (13) foi aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quase 2,5 milhões de estudantes compareceram ao primeiro dia do Enem em todo o Brasil, isso corresponde a 73,3% dos inscritos, nas duas versões da prova, impressa e virtual. No estado do Rio de Janeiro, mais de 243 mil pessoas participaram da prova presencial e mais de 4 mil da prova virtual. As notas do Enem podem ser usadas para ajudar o Ingresso de cursos de nível superior e financiamentos estudantis.
A prova é aplicada em dois dias. Neste domingo foram os inscritos fizeram 90 questões divididas entre as matérias de Ciências Humanas, Língua Portuguesa, Inglês ou Espanhol, além da Redação. No próximo domingo, dia 20 de novembro, acontece a segunda parte da prova, quando os estudantes resolverão mais 90 questões divididas em Ciências da Natureza e Matemática.
A Maria Eduarda Jovette, estudante de 18 anos, se preparou durante um ano para a prova e mesmo assim ficou nervosa quando chegou o grande dia. “Cheguei com antecedência, aguardei para entrar e antes de começar a prova meu coração ficou acelerado, mas eu respirava fundo e me concentrava”, contou ela, que fez prova no Instituto Federal Fluminense (IFF), localizado no Caminho de Búzios.
Nos últimos dias que antecederam a prova, a estudante preferiu descansar e preparar o emocional, fazendo somente leituras de textos e artigos para a redação. Mas, para a próxima prova que envolve questões matemáticas, ela pretende focar nos temas que tem maior dificuldade. e reforçar os estudos.
Esse é o caminho, de acordo com a pedagoga, professora e coordenadora do curso de pedagogia da Universidade Veiga de Almeida. “Educação é um processo demorado, o que tinha que ser feito, já foi feito. Agora é focar na qualidade dos dias que antecedem a segunda prova”, afirma ela.
A professora aconselha os candidatos, nesses últimos dias, a focar nas dicas de como as questões são elaboradas, recapitular temas de maior dificuldade e tirar as dúvidas sem forçar muito a mente. Para ela, é necessário acreditar no próprio potencial e entender aquele momento é mais uma experiência na vida do estudante. “Outros momentos como esse virão”, diz. Marcia.
Além disso, manter uma alimentação leve no decorrer dos dias, é de suma importância para não ter surpresas inesperadas. Ela ainda indica às pessoas a lerem a prova toda antes de responder, escolher as questões que acham mais fáceis e deixar as mais difíceis por último. “Os chutes devem ser deixados para último caso e não esquecer de ler com atenção o comando da questão antes de perder tempo com a leitura dos textos”, alerta ela.
No próximo domingo (20), mais uma prova será realizada e vale lembrar que os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. Os cadernos serão distribuídos as 13h30 e precisam ser respondidos em 5h30 minutos. A orientação é que os participantes cheguem, pelo menos, com uma hora de antecedência para evitar sustos e levem o Cartão de Confirmação do exame. Os documentos com foto que são aceitos para identificação são o RG, CNH, passaporte e carteira de trabalho. Os documentos digitais também serão aceitos, como a Carteira de Habilitação e e-titulo, desde que estejam no aplicativo oficial.