Governo municipal convoca a população para completar o ciclo de imunização dentro do prazo estabelecido com a aplicação da 2° dose
O município de Cabo Frio deu início a uma convocação para que os moradores que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 possam receber a imunização na próxima semana. Segundo o levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (11), cerca de 2.002 pessoas que tomaram a primeira dose e que já estão no período para aplicação da segunda, ainda não voltaram aos postos de saúde.
Segundo os dados, há 1.284 pessoas pendentes com a segunda dose da CoronaVac e 718 pessoas, na faixa etária de 80 anos ou mais, pendentes com a segunda dose da AstraZeneca.
No momento, 23.376 pessoas estão no período de intervalo entre a primeira e a segunda dose da AstraZeneca. A Secretaria de Saúde esclarece que esse número vai aumentando conforme avança a vacinação no município.
O intervalo entre as doses da vacina Coronavac/Butantan é de 28 dias. Já o intervalo entre as doses da Vacina AstraZeneca/Fiocruz é de três meses. Caso a pessoa contraia a doença, deve-se aguardar 30 dias após o resultado do exame positivo para dar continuidade ao esquema vacinal.
O que fazer para receber a 2° dose?
Para receber a segunda dose da CoronaVac, o cidadao deve agendar a vacinação na Unidade de Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro mais próximo da residência, de terça a quinta-feira, de 9h às 16h, e na sexta-feira de 9h às 12h.
No ato do agendamento, o cidadão deve informar nome, e-mail, duas opções de número de telefone para contato e a data do aprazamento da vacina descrita no cartão de vacinação.
A segunda dose da vacina AstraZeneca estará sendo aplicada nas unidades de saúde específicas para a Covid-19, de terça a quinta-feira, das 9h às 16h, e na sexta-feira de 9h às 12h. As pessoas podem se imunizar também no Drive-thru que funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 15h.
Caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana, feriado, o morador deve se vacinar na semana seguinte à data agendada.
Para se vacinar com a segunda dose, o cidadão deve ter se imunizado com a primeira dose em Cabo Frio e levar o documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação com a aplicação da primeira dose.