Alguns municípios vão adotar sistema escalonado ou ensino remoto neste primeiro momento
As férias estão terminando e, a partir da próxima semana, a maioria dos municípios da Região da Costa do Sol vai dar início ao ano letivo de 2022. Com a ampliação da vacina para crianças de 5 a 11 anos, os gestores estão mais otimistas que este ano as aulas presenciais sejam normalizadas. Nesta segunda-feira (7), as cidades de Macaé, Maricá, Rio das Ostras, Araruama e Búzios retomaram as atividades, algumas no formato presencial, outras optaram por fazer em sistema de escalonamento e até mesmo manter o ensino remoto. Já Cabo Frio, Iguaba Grande e Arraial do Cabo só retornam nos dias 14 e 16 de fevereiro e 7 de março, respectivamente.
Búzios
Em Búzios, a prefeitura optou por iniciar o ano letivo na próxima segunda (7), mas no formato remoto, com previsão para o retorno presencial no dia 7 de março. Segundo o município, a decisão foi tomada por meio de um colegiado que esteve reunido na segunda-feira (31) e analisou os dados relacionados à nova variante Ômicron, que circula pelo município. A decisão final foi por manter o ensino remoto no primeiro momento do retorno das atividades.
A notícia não agradou a comunidade escolar que demonstrou insatisfação com a decisão. Os responsáveis entraram com representação no Ministério Público do Rio de Janeiro de forma individual. O Coletivo Por Nossos Filhos, um dos primeiros movimentos de pais do município, está se organizando para que essa representação também seja feita coletivamente, e iniciaram também um abaixo-assinado online.
Cabo Frio
Em Cabo Frio, o retorno às aulas está previsto para o dia 14 de fevereiro em todas as unidades escolares do primeiro e segundo distritos. As atividades iniciarão no formato híbrido (presencial e remoto) nas duas primeiras semanas.
Após esse período, caso haja segurança sanitária, o formato das aulas será presencial, seguindo o protocolo sanitário elaborado pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde. .
Os professores da rede municipal estão participando de um ciclo de palestras virtuais como forma de preparação para o início do ano letivo, que começa nesta sexta-feira (4) e termina no dia 17 de fevereiro. A programação será transmitida pelo canal de Youtube da Coordenação de Formação Continuada da Secretaria de Educação (Coordenadoria de Formação Continuada – Cabo Frio ).
Macaé
Em Macaé, os cerca de 40 mil alunos atendidos em 107 escolas municipais voltam para sala de aula nesta segunda-feira (7). A Educação Infantil seguirá o calendário de adaptação.
As crianças de 5 anos, Pré II, e as de 4 anos, Pré I, voltam às aulas na segunda-feira (7). Já as de 3 anos, Maternal II, e 2 anos, Maternal I, retornam na outra semana, dia 14. Na semana entre os dias 7 e 11, as escolas que atendem em horário parcial e integral (Pré I e II) funcionarão entre 7h30 e 9h30 e 13h às 15h. Na semana de 14/02 a 18/02 (Maternal I e II /Pré I e II), as escolas continuarão no mesmo horário.
Já na semana de 21/02 a 25/02 (Maternal I e II / Pré I e II), as aulas serão das 7h30 às 10h30, o 1º turno, e das 13h às 16h, o 2º turno. Alunos de horário integral, será das 7h30 às 14h30. O horário passa a ser normal na semana de 07/03 a 11/03 (Maternal I e II /Pré I e II), com o 1º turno das 7h30 às 11h30, 2º turno das 13h às 17h e nas unidades de tempo integral, das 7h30 às 16h30.
Araruama
A Prefeitura de Araruama editou um decreto no dia 31 de janeiro sobre a retomada das aulas. De acordo com o documento, o ano letivo da rede municipal terá início na segunda (7), 100% on-line para todos os segmentos, com exceção da Escola Bilíngue. Além disso, ficou estabelecido o retorno das aulas 100% presenciais na rede pública, da educação infantil ao nono ano e Eja, a partir do dia 7 de março. Já para as creches municipais o retorno 100% presencial está previsto para o dia 14 de março.
Rio das Ostras
Em Rio das Ostras, as aulas serão totalmente presenciais a partir desta segunda (7). Segundo o município, os alunos vão encontrar as unidades escolares com as manutenções em dia e materiais, jogos e brinquedos para as práticas pedagógicas. Mais 330 profissionais foram convocados para compor os quadros da Secretaria Municipal de Educação.
Maricá
A Prefeitura de Maricá irá retornar às aulas na segunda-feira (7) em sistema escalonado do ensino fundamental ao berçário das 65 escolas do município. Vinte e oito mil alunos voltam em etapas até o dia 18 de março, e terão aulas 100% presenciais. Esta é a primeira vez, desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020, que as escolas voltam com aulas 100% presenciais.
O sistema escalonado iniciará com alunos do 9º ano do ensino fundamental no dia 7 de fevereiro, seguido do 8º ano e anos finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no dia 09/02; alunos do 7º ano no dia 11/02; 6º ano e EJA (anos iniciais) no dia 15/02; 5º ano no dia 17/02; 4º ano no dia 21/02; e 3º ano no dia 23/02.
A partir de março, a turma do 2º ano voltará no dia 07; 1º ano no dia 09; a Pré-Escola no dia 11; Maternal no dia 15; e Berçário no dia 18, concluindo o retorno completo dos alunos da rede municipal de ensino de Maricá.
Na entrada dos alunos das unidades de ensino, haverá aferição de temperatura, uso de álcool em gel e a obrigatoriedade do uso de máscara.
Iguaba Grande
Em Iguaba Grande, os mais de 4.600 alunos matriculados em 15 escolas do município as aulas presenciais retornam no próximo dia 16 de fevereiro. A retomada será para todos os alunos, da Creche I ao 9º ano, além das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Arraial do Cabo
O retorno das aulas, em Arraial do Cabo, está programado para o dia 7 de março. A Secretaria de Educação segue com os preparativos para receber os alunos, com ensino presencial, respeitando todas as medidas de prevenção à covid-19. Neste ano, os estudantes receberão novos uniformes, que contam com roupas de verão e inverno, além de peças para educação física, tênis, meias, mochilas e material didático. De acordo com a Secretaria de Educação, até o momento o município já matriculou 4.845 alunos.