O 52º Mundial da Juventude de Vela, que está sendo realizado em Búzios, coloca a cidade no centro do turismo esportivo e movimenta diversos setores da economia local.
O evento, que teve a abertura no sábado (9) e se estende até o próximo sábado (16), dia do encerramento, reúne mais de 400 atletas de 62 países.
Esta é a segunda vez que Búzios e o Brasil sediam o Mundial da Juventude de Vela. A cidade já testemunhou a ascensão de talentos como Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs da edição de 2009, e desde então, a história de sucesso continua a ser escrita.
O secretário de Turismo, Cristiano Marques, destacou a importância do evento para a economia local, movimentando setores como pousadas, hotéis, restaurantes, lojas, farmácias, táxis e passeios.
Durante a semana, a ocupação hoteleira tem girado em torno de 60% a 65%, com expectativas de aumentar para 80% durante o fim de semana.
“Fazer parte como sede da 52ª edição do Mundial da Juventude de Vela, é motivo de grande orgulho. Este evento internacional é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Esportes e Lazer, sob a liderança do nosso secretário Gugu Braga, e a Confederação Brasileira de Vela. Além de promover o esporte, o evento tem impacto positivo em diversos setores econômicos da nossa cidade”, disse o secretário.
Cristiano destacou ainda a geografia da cidade que possui as melhores raias para a prática do esporte.
“Deus foi muito generoso com Búzios por conta da geografia com praias, ilhas e costões, além de uma das melhores raias náuticas do mundo. A escolha da cidade como sede do Mundial demonstra a adequação do local para esportes à vela, consolidando Búzios como referência no cenário náutico internacional”, concluiu.