Militante antirracismo, a ialorixá desenvolve um forte trabalho social em seu terreiro em São Gonçalo-RJ
Marcia Dória Pereira, conhecida como Mãe Marcia d’Oxum recebeu nesta segunda-feira (16) a Medalha Tiradentes, a mais importante condecoração do Estado do Rio de Janeiro. A homenagem foi dada pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), em sessão solene realizada no Auditório Nelson Carneiro da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
Ela é idealizadora e coordenadora geral do “Matrizes Que Fazem”, projeto de ações sociais e afirmativas, sediado e vinculado ao Egbe Ile Iya Omidaye Ase Obalayo, terreiro de Candomblé situado no município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, que é presidido por Mãe Márcia, desenvolve projetos e ações nas áreas de cultura, educação, meio ambiente e geração de renda.
Mãe Márcia é mulher, brasileira, negra e apaixonada pelo Candomblé e por todo o movimento de cultura que foi preservado no interior das Matrizes Africanas, além de ativista contra o racismo, o preconceito e a intolerância religiosa.
“Ela é uma referência para diferentes vertentes das religiões de matriz africana, mesmo fora dos limites de sua crença, é uma personagem da cultura do estado, já ocupou posições em órgãos municipais, estaduais e federais. É uma lutadora por políticas públicas de cultura e de promoção da igualdade racial”, justificou Waldeck.