Search
Degradê com CSS

Mãe e filhas mantêm tradição de distribuição de doces no dia de São Cosme e Damião em Araruama (RJ)

A família distribui doces há mais de cinquenta anos e conta que a motivação vem do reencontro e da alegria das crianças.
image-8

Marly Pinto, de 82 anos, e suas duas filhas, Márcia Souto, 60, e Marceli Souto, 58, mantém tradição familiar de distribuição de doces no dia de São Cosme e Damião em Araruama (RJ). Os dias 26 e 27 de setembro são dedicados a eles e as celebrações vão desde missa especial até a distribuição de guloseimas para as crianças. Os santos são cultuados por diferentes religiões brasileiras, como o catolicismo, a umbanda e outras de matrizes africanas.

Dona Marly afirma que, no dia da celebração, se transformam em mensageiros de alegria, paz e amor / Arquivo pessoal

Marly conta que já faz essa ação a mais de cinquenta anos e que sempre foi prazeroso para a família se encontrar para fazer isso. “A gente se reúne e cada um ajuda no que pode”. Ela afirma que a motivação vem do prazer do encontro, por causa da vida agitada que cada um tem. Dona Marly deixa uma mensagem de reflexão para as pessoas: “a vida já está tão difícil, todo dia a gente encontra problemas, então a gente faz isso para melhorar um pouquinho, com mais respeito, saúde e fé”.

Márcia conta que os doces são distribuídos no centro de Araruama, praças, e bairros humildes do município / Arquivo pessoal

A distribuição dos doces vem de uma tradição familiar. De acordo com Márcia, “o costume veio da minha avó, que depois passou para minha mãe, e agora com minhas filhas e sobrinhos”. Para Márcia, a importância dessa distribuição é trazer uma alegria para as crianças. “Tentamos emanar uma energia positiva, uma alegria e um amor divino”. No entanto, a filha mais velha de dona Marly desabafa sobre o preconceito religioso enfrentado por serem espíritas. “Está meio difícil porque algumas religiões não permitem que a criança receba o doce”. O preconceito sobre religiões de matrizes africanas é uma dura realidade enfrentada no país. “Fico muito triste porque as pessoas deturpam muito o sentido da distribuição, que na verdade é o amor”

Marceli Souto afirma que fica muito feliz quando vê a alegria das crianças recebendo os doces / Arquivo pessoal

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

Jovem atleta de Búzios vence etapa nacional de vela e destaca potencial náutico da região

Macaé inicia funcionamento do Abrigo de Inverno para pessoas em situação de rua

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!