Pular para o conteúdo
Search

Mãe e filhas mantêm tradição de distribuição de doces no dia de São Cosme e Damião em Araruama (RJ)

A família distribui doces há mais de cinquenta anos e conta que a motivação vem do reencontro e da alegria das crianças.

Marly Pinto, de 82 anos, e suas duas filhas, Márcia Souto, 60, e Marceli Souto, 58, mantém tradição familiar de distribuição de doces no dia de São Cosme e Damião em Araruama (RJ). Os dias 26 e 27 de setembro são dedicados a eles e as celebrações vão desde missa especial até a distribuição de guloseimas para as crianças. Os santos são cultuados por diferentes religiões brasileiras, como o catolicismo, a umbanda e outras de matrizes africanas.

Dona Marly afirma que, no dia da celebração, se transformam em mensageiros de alegria, paz e amor / Arquivo pessoal

Marly conta que já faz essa ação a mais de cinquenta anos e que sempre foi prazeroso para a família se encontrar para fazer isso. “A gente se reúne e cada um ajuda no que pode”. Ela afirma que a motivação vem do prazer do encontro, por causa da vida agitada que cada um tem. Dona Marly deixa uma mensagem de reflexão para as pessoas: “a vida já está tão difícil, todo dia a gente encontra problemas, então a gente faz isso para melhorar um pouquinho, com mais respeito, saúde e fé”.

Márcia conta que os doces são distribuídos no centro de Araruama, praças, e bairros humildes do município / Arquivo pessoal

A distribuição dos doces vem de uma tradição familiar. De acordo com Márcia, “o costume veio da minha avó, que depois passou para minha mãe, e agora com minhas filhas e sobrinhos”. Para Márcia, a importância dessa distribuição é trazer uma alegria para as crianças. “Tentamos emanar uma energia positiva, uma alegria e um amor divino”. No entanto, a filha mais velha de dona Marly desabafa sobre o preconceito religioso enfrentado por serem espíritas. “Está meio difícil porque algumas religiões não permitem que a criança receba o doce”. O preconceito sobre religiões de matrizes africanas é uma dura realidade enfrentada no país. “Fico muito triste porque as pessoas deturpam muito o sentido da distribuição, que na verdade é o amor”

Marceli Souto afirma que fica muito feliz quando vê a alegria das crianças recebendo os doces / Arquivo pessoal

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.