Pular para o conteúdo
Search

Macaenses protocolam manifesto contra antecipação do Dia Nacional da Consciência Negra

A atitude da Prefeitura de Macaé de antecipar o feriado do Dia Nacional da Consciência Negra celebrado em todo Brasil, em 20 de novembro, está sendo considerada uma injustiça com a luta e a história dos negros. Diante desta situação, movimentos sociais, sindicatos, associações e outras entidades assinaram um manifesto que foi entregue na Prefeitura da cidade contra essa decisão.

No documento, os envolvidos deixam claro que antecipar o feriado do dia 20 de novembro para o dia 19, desrespeita a população negra macaense, a tradição cultural, as agendas dos movimentos e também a Lei Estadual n º 4007/2002, que institui o dia 20 de novembro como ferido estadual pelo aniversário da morte de Zumbi dos Palmares Dia Nacional da Consciência Negra. Eles também pedem que a Prefeitura revogue o decreto mostrando respeito a luta.

O vereador Marcel Silvano também utilizou a tribuna na Câmara dos vereadores, na última semana, para repudiar a atitude da Prefeitura.

“Ninguém questiona o feriado da Proclamação da República, nem mesmo o feriado da Independência. No entanto, o Dia da Consciência Negra, que será comemorado no próximo dia 20 de Novembro, sempre é posto em xeque. Zumbi dos Palmares, o homenageado, é um herói nacional e lutava contra as injustiças sofridas pelos negros. Essas injustiças, aliás, são vistas até hoje quando vemos que os negros são minoria em faculdades, no mercado de trabalho e são a maioria nas filas de desempregados e nas vítimas da violência. Sua causa é a causa de todos os injustiçados e a data não pode ser diminuída, pois relembra uma luta que não acabou”, afirmou o vereador.

Apesar da movimentação, a Prefeitura manteve o decreto. Com isso, nesta segunda-feira, 19, é feriado no município macaense, que retornará suas atividades nesta normalmente nesta terça-feira, 20.

 

 

Confira o manifesto na íntegra:

 

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em todo Brasil, em 20 de novembro, desde 2003, sendo feriado em cerca de mil municípios brasileiros, assim como em alguns estados, dentre eles o Rio de Janeiro. Porém, o prefeito do município de Macaé, ontem – 12 de novembro – de forma arbitrária, através do decreto nº 156/2018, antecipou o feriado citado para o dia 19 de novembro, desrespeitando principalmente:

 

1) A população negra de Macaé, que ainda busca cotidianamente pela efetivação equidade (igualdade racial), através da consciência negra – que para ser alcançada, deve ser entendida como um dever de todos/as;

 

2) A Lei Estadual n º 4007/2002, que institui o dia 20 de novembro como ferido estadual pelo aniversário da morte de Zumbi dos Palmares Dia Nacional da Consciência Negra;

 

3) A tradição cultural local e regional;

 

4) As agendas político-culturais das entidades dos movimentos negros locais e regionais, que são sistematicamente planejadas.

 

Em caráter de emergência, solicitamos a revogação do decreto acima-citado para que nos sintamos devidamente respeitados.

 

Macaé, 14 de novembro de 2018.

 

 

Movimento Voluntário Cultural de Macaé – MVCM

Associação de Capoeira Raízes de Aruanda – ACRA

Coletivo Nacional de Juventude Negra – COLETIVO ENEGRECER

Movimento Negro Unificado – MNU

Conselho de Entidades Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro –

CENIERJ

Sindicato dos Professores de Macaé e Região – SINPRO MACAÉ E REGIÃO

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas / UFRJ Macaé – NEABI MACAÉ

Partido dos Trabalhadores – PT de MACAÉ

Movimento Negro Tribo dos Malês

Boi Pintadinho de Macaé

Coletivo Negro da UFF de Volta Redonda – NEGRUFF

Centro Acadêmico Therezinha Loureiro Alves Ferreira (Enfermagem / UFRJ

Macaé)

Liga Acadêmica de Saúde Coletiva Multidisciplinar e Observatório de Análises

de Desenvolvimento Social e Cidadania – LASCOM / UFRJ Macaé

Organização Estudantil Quinze de Maio – OE 15 da UFF Macaé

Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense – Sindipetro/NF

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.