Menu

Cidades

Macaenses devem realizar cadastro para nova fase de vacinação contra a Covid-19

Vacina Coronavac, é produzida em parceria pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. Imagem: Reprodução/ EFE
Vacina Coronavac, é produzida em parceria pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. Imagem: Reprodução/ EFE

A próxima fase da vacinação contra a Covid-19 em Macaé será para a população de idosos de 80 a 84 anos de idade. Para agilizar o atendimento na hora de ser vacinado, é necessário que o cidadão faça o pré-cadastro no Portal oficial da Prefeitura. O cadastro é simples e rápido, precisando informar apenas alguns dados pessoais e, no final, os inscritos recebem o QR Code que deve ser impresso e apresentado na hora da vacinação.

Junto com o código, é necessário levar documento de identidade com foto e comprovante de endereço. As informações prestadas durante o cadastro são armazenadas conforme a Lei Geral de Proteção de Dados 13.709, de 14 de agosto de 2018, que assegura o respeito à privacidade dos cidadãos.

Mais doses – O município receberá nesta segunda (1º de março) mais 510 doses da vacina indiana AstraZeneca/Oxford distribuídas pelo governo federal por meio da Secretaria Estadual de Saúde. Caso as condições climáticas sejam favoráveis, a aeronave com a carga de vacina está prevista para aterrissar às 8h30 no Aeroporto de Macaé. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, informou que, também nesta segunda, será aplicada a segunda dose da vacina nos profissionais da área de saúde que estavam agendados, na Cidade Universitária, das 9h ao meio-dia.

Idosos e cidadãos em geral devem ficar atentos aos canais oficiais da prefeitura para se informar quanto aos locais, dias e horários da vacinação do grupo a que pertence. O município segue o cronograma de vacinação do Plano Nacional elaborado pelo Ministério da Saúde e a meta da prefeitura é imunizar toda a população, conforme o recebimento das doses. Os primeiros grupos vacinados foram os profissionais da saúde e apoio e idosos acima de 85 anos.

Outras medidas – Além da vacinação, é importante manter as medidas de segurança contra a disseminação do coronavírus. “As pessoas devem continuar usando máscaras, de tecido ou descartáveis, e trocá-las a cada 3, 4 horas; álcool em gel e, fundamentalmente, manter o distanciamento social, evitando aglomerações”, enfatizou Lisa.  Ela ressaltou, ainda, que os idosos ou quem tem comorbidade deve procurar as unidades de pronto-atendimento como UPAs, Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus (CTC) ou o Pronto-Socorro do Bairro Aeroporto , nos primeiros sintomas da doença.

O Centro de Triagem funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, à Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro. As UPAs funcionam na Barra e Lagomar e o pronto-socorro municipal no Aeroporto.–

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos  

Megaoperação policial desmantela império do tráfico do Comando Vermelho em Búzios e outras cidades do país

Debate público sobre sustentabilidade terá presença de Marina Silva em Macaé

Búzios inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos