Menu

Cidades

Macaé viabiliza transição energética nacional 

image4 (1)

A infraestrutura já consolidada por Macaé ao concentrar investimentos na implantação do principal arranjo de produção, recebimento, processamento e distribuição do gás natural produzido nas Bacias de Campos e de Santos viabiliza atualmente uma nova etapa no processo de transição energética nacional, posição destacada pelo prefeito Welberth Rezende durante a participação de painel no 22º Fórum Empresarial LIDE, realizado nesta sexta-feira (30), no Rio de Janeiro.

Ao apresentar e defender a capacidade da cidade em receber cerca de US$ 27 bilhões de investimentos já anunciados por grandes operadoras de óleo e gás, no desenvolvimento de projetos de produção, Welberth reafirmou também que o diálogo mantido junto a empresários e grupo de empreendedores nacionais e internacionais fortalece o ambiente de negócios de Macaé, reconhecido hoje como o principal para o mercado de energia no Brasil.

“Estamos construindo um novo futuro para a cidade que já lidera a geração de empregos na região e participa de debates importantes sobre as novas etapas do mercado de energia no país”, afirmou. 

Na apresentação, Welberth destacou os projetos que concentram no município o principal arranjo de produção, processamento e distribuição do gás natural no país, como o gasoduto do megacampo BM-C-33 já em fase de desenvolvimento pela Petrobras e Equinor, além de duas novas rotas a 5B e 4C, que irão interligar reservas das Bacias de Campos e de Santos a nova unidade de processamento de gás que integra o Tepor, novo porto de Macaé.

“Somos a cidade que representa hoje a consolidação do processo de transição energética nacional. Oferecemos toda a infraestrutura necessária ao desenvolvimento de novos projetos de produção em reservas do pós e pré-sal, viabilizamos a instalação do hub que recebe, processa e distribui o gás, e garantimos a instalação de termelétricas que irão produzir energia. Sem dúvidas, Macaé amplia a sua participação no mercado global de energia ao viver uma nova etapa de industrialização, investimentos e geração de empregos”, destacou Welberth.

Aos empresários e representantes de instituições que atuam em diferentes áreas do mercado nacional de energia, o prefeito apresentou também os projetos da unidade de liquefação de gás natural (LGN) doméstico e as indústrias de matéria-prima e fertilizantes como o resultado do empenho do governo em mapear e viabilizar novos investimentos para a cidade, aproveitando as oportunidades geradas a partir do mercado de óleo, gás e energia.

“Esse sucesso de Macaé também é o resultado do trabalho que realizamos junto às instituições empresariais locais que acompanham e contribuem com toda a evolução econômica da cidade e acreditam neste novo potencial” destacou.

A participação de Macaé no 22º Fórum Empresarial LIDE também contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, junto aos presidentes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Frederico Barreto, e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luiz Henrique Fragoso.

Parque Térmico 

O Parque Térmico Sudeste, marcado pela implantação da primeira Usina Termelétrica, a Marlim Azul, do total de nove projetadas para serem instaladas em Macaé também foi destacado no evento que pontuou as perspectivas das grandes operadoras de energia do mundo, como a Shell.“Nós teremos a felicidade de inaugurar em breve, em Macaé, a primeira térmica que vai gerar eletricidade através do gás do pré-sal, um projeto desenvolvido junto a Mitsubishi e o Grupo Pátria. Este é um novo caminho para o mercado no país”, destacou Flávio Rodrigues, vice-presidente da Shell.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Ícone das artes brasileiras, Pereio, morre aos 83 Anos

Prefeitura de Cabo Frio cria campanha para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Sal dá Jazz movimenta Praça da Matriz em São Pedro da Aldeia

Brasil é campeão da etapa do Global Tour na Barra de Maricá