Pular para o conteúdo
Search

Macaé utiliza drone no combate ao mosquito Aedes aegypti

Secretaria de Saúde e CCZ usam de drone para identificação de possíveis focos de mosquito na Imbetiba. Macaé/RJ. Data: 23/01/2018. Foto: Rui Porto FIlho
Secretaria de Saúde e CCZ usam de drone para identificação de possíveis focos de mosquito na Imbetiba. Macaé/RJ. Data: 23/01/2018. Foto: Rui Porto FIlho

Com um alcance de até cinco quilômetros de distância e 500 metros de altura, o drone é uma ferramenta que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da prefeitura usa no mapeamento dos possíveis focos do Aedes aegypti. O equipamento, por meio das imagens, pode documentar o processo para notificação do proprietário de uma casa ou terreno abandonado onde tenha foco do mosquito. Nesta terça-feira (23), o CCZ utilizou o veículo aéreo no bairro Imbetiba, onde foi identificada uma caixa d’água sem tampa.

Na quarta-feira (24), os trabalhos seguem na Lagoa de Imboassica. A proposta é atender todas as localidades do município no combate do mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika vírus.

De acordo com o coordenador administrativo do CCZ, Flávio Paschoal, além da utilização do drone, colaboração de empresa parceira, o CCZ executa um trabalho continuado, que consiste em visitas domiciliares, aplicação de larvicidas, palestras e outras ações realizadas pelos agentes de controle de endemias. Nesta semana, os trabalhos seguem em diversos bairros do município.

Técnicas de conchadas para o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), com utilização da bomba costal na aplicação de larvicida, são realizadas nesta terça-feira (23), nos canais do Capote e Bairro da Glória. Já na quarta-feira (24), no Canal Macaé Campos I e, na quinta-feira (25), no Canal Macaé Campos II. Para finalizar a semana, na sexta-feira (26), o Canal Macaé Campos III será contemplado.

O serviço de controle de roedores acontece na Praia da Barra nesta terça-feira (23). Já na quarta-feira (24), no Centro e no Lagomar. Na quinta-feira (25), no bairro Nova Esperança e, na sexta-feira (26), no Cajueiros. O reconhecimento geográfico será em diversos bairros, das 8h às 16h.

A ação consiste em produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis do município por tipo.

O CCZ fica na Rua Darcílio Possati, 134 – Visconde de Araújo. O telefone é o 0800-0226461 (disque dengue). Contatos também podem ser feitos pelo e-mail [email protected].

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.