Prática esportiva é uma parceria da Unamama com o Clube de Canoa Havaiana Macaé Hoe, e acontece neste sábado (9)
Pensando no bem-estar mental e físico de mulheres que passaram pelo tratamento de câncer de mama, a União Macaense de Apoio ao Câncer de Mama (Unamama) está oferecendo em parceria com o Clube de Canoa Havaiana Macaé Hoe remadas gratuita como forma de terapia para resgatar o ânimo e estimular a recuperação da musculatura e da autoestima. A prática esportiva será neste sábado (9), das 15h às 17h, na Lagoa de Imboassica.
As vagas são limitadas a 18 pessoas, que poderão praticar a remada assistida. A atividade acontece todo segundo sábado do mês, e as inscrições podem ser feitas pelo número de WhatsApp (22) 9.9986.7077.
Segundo a fundadora da Unamama, Marilena Garcia, o contato com a natureza é conhecido por ajudar no alívio do estresse e a prática do esporte ajuda a liberar serotonina e endorfina, hormônios que auxiliam a melhorar o humor. A melhora do humor também altera a percepção de dor e de pensamentos negativos, evitando o estresse.
“A prática do remo para mulheres com câncer de mama foi proposta em 1996, pelo médico Donald C. McKenzie, que comprovou como os movimentos do remo faziam uma espécie de drenagem linfática natural, favorecendo a prevenção do linfedema, comum após tratamentos com cirurgia de mastectomia e radioterapia”, destaca Marilena Garcia.
Segundo Márcia Loureiro, presidente da Macaé Hoe, o remo é um esporte que estimula o movimento de todos os músculos, de modo que sua prática constate leve ao fortalecimento dos membros do corpo.
“O alongamento muscular e a redução dos inchaços também permitem a melhor movimentação dos membros superiores para as mulheres que passaram pela mastectomia”, explica ela.
Outras informações pelo WhatsApp (22) 9.9986.7077.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.