Para efetivar a compra, é necessário lote mínimo de 1 milhão de doses, segundo o Fundo Russo.
Depois de Maricá determinar a compra imediata de 400 mil doses da vacina Sputnik V, da Rússia, Macaé foi outro município que demonstrou interesse na compra de vacina na última sexta-feira (12). O anúncio foi feito em uma rede social do prefeito de Macaé, Welberth Rezende.
Na última quarta (10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou o Projeto de Lei Federal (PL 534/2021), que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a Covid-19 com registro ou autorização temporária de uso no Brasil.
Como Maricá já solicitou um lote de doses, junto com os municípios de Araraquara e Juiz de Fora, Welberth Rezende entrou em contato com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá e ex-vereador de Macaé, Igor Sardinha, que se disponibilizou a ajudar na ponte de Macaé com o Fundo Russo.
Segundo Igor, o Fundo Russo está aceitando apenas encomendas com o lote mínimo de 1 milhão de doses. Como Macaé deseja 500 mil doses, precisa se unir com outras cidades para atingir o pedido. Desse jeito, o ex-vereador indicou outros municípios que haviam entrado em contato com Maricá para adquirir a vacina.
No sábado (13), Igor junto com o presidente do Instituto de Ciência e Tecnologia de Maricá Celso Pansera realizaram uma videoconferência com a prefeitura de Macaé, nas presenças de Marcos Túlio Benjamin, chefe de relações institucionais, e Dr. Luiz Carlos, secretário de Atenção Básica para explicar todo o processo administrativo da compra de vacina.
A Prensa também entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Macaé, que confirmou que o município já fez o contato com os representantes do laboratório que produz a vacina, e ainda lembrou que a cidade está em contato com o Consulado da Índia em busca da vacina Oxford/Astrazênica.