A promoção de iniciativas que possam potencializar, de forma integrada, o turismo nos municípios do interior do Estado, como vertente de captação de negócios, consolidação de investimentos e geração de empregos, foi debatida em Macaé nesta terça-feira (7), no encontro de representantes dos municípios que compõem o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidenff).
No evento, secretários de Turismo e integrantes de Conselhos que representam empresários do setor debateram a proposta de criação da “Rota Turística Regional”, um projeto já desenhado pelo Cidenff que propõe resgatar ideias e promover a conexão entre cidades que dividem características econômicas, sociais e culturais.
A proposta do Cidenff visa integrar 350 quilômetros de extensão que unem cidades do Norte e Noroeste do Estado, com foco na exploração do potencial de cada município, seja por atividades econômicas tradicionais como a produção de cana-de-açúcar e o mercado offshore, seja por atrativos naturais como cachoeiras, rios e praias, além da produção de artigos artesanais e gastronômicos.
Para o secretário Municipal de Turismo, Léo Anderson, a proposta do Cidenff reforça a capacidade de cada cidade da região em fomentar a cadeia de serviços que gera empregos e renda para centenas de famílias no Estado.
“Aprendemos nos últimos dois anos a promover iniciativas que potencializam o turismo como vertente de negócios, de serviços e de geração de empregos. Macaé investe nos grandes eventos como forma de atrair a atenção dos turistas para os nossos atrativos naturais e a cadeia qualificada de serviços que atende com excelência quem visita a cidade. Ofertamos essa expertise para as cidades que também desejam inovar e avançar neste segmento”, afirmou Léo Anderson.
O Turismo representa uma das câmaras temáticas trabalhadas pelo Cidenff, que propõe a identificação de oportunidades também ligadas ao desenvolvimento econômico e sustentável do Norte e Noroeste Fluminense.
A partir da integração das cidades, o Consórcio possui também em Macaé referência para a ampliação da visão de temas como o mercado do petróleo, agronegócio e infraestrutura.
“São temos integrados que também possuem ramificações de incentivo ao turismo que é a mais nova vertente econômica potencializada em Macaé. A partir desta nova ação de governo, investimentos estão sendo destravados para ampliar a nossa capacidade de receber turistas e de fomentar a cadeia de serviços que envolve o setor. Macaé e todas as cidades da região só têm a ganhar”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.