“Laboratório de Cidades Criativas” é uma iniciativa do governo do estado com empresas parceiras
As cidades de Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu serão contempladas com programa de revitalização de praças do governo do estado. O “Laboratório de Cidades Criativas” tem objetivo de promover ações de intervenção urbana, revitalização e ocupação cultural em praças públicas.
Em Macaé, a praça contemplada será a Washington Luiz, no Centro, que ganhará novos mobiliário e função social e será a primeira a receber as intervenções a partir de junho. Em Rio das Ostras, na Praça do Trem, em Rocha Leão serão instalados kits de mobiliário urbano e realizadas pinturas instalativas. Já Casimiro de Abreu não informou qual praça será revitalizada.
A reestruturação será feita com técnicas de Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada no local sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos. Outra técnica será de urbanismo tático — em que a população local será protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano.
A divulgação oficial de que os municípios foram contemplados foi anunciada na última quinta-feira (24), no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. Além desses municípios, Rio Bonito e São João da Barra também tiveram praças incluídas no ‘Cidades Criativas’ O programa é promovido pelo governo do estado do Rio de Janeiro, Enel Brasil e Quitanda Soluções Criativas, e conta com apoio institucional das prefeituras.
“Faz dois meses que recebemos a comitiva do governo do estado e agora conseguimos garantir que a praça seja a primeira a ganhar esta remodelação, sem perder os elementos originais, históricos e arquitetônicos. O projeto terá um alcance amplo, pois contará com estagiários do curso de Arquitetura. A expectativa é das melhores, pois com certeza este projeto será de grande transformação cultural e será muito significativo para população”, ressalta o secretário de Cultura de Macaé, Leandro Mussi.
Para a presidente da Fundação, Cristiane Regis, essa é mais uma conquista para o Município. “A Cultura é um agente transformador na vida das pessoas e a escolha pela Praça e Rocha Leão foi a de proporcionarmos uma nova alternativa de entretenimento para aquela comunidade. A Praça ganhará uma nova intervenção, causando um grande impacto e proporcionando uma nova dinâmica social de bem-estar humano para todos”, falou.
Os recursos do programa são oriundos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – mecanismo de fomento que dispõe sobre concessão de benefício fiscal para realização de projetos culturais. Neste caso, é a Enel a patrocinadora do projeto.
Programas estaduais voltados para o interior
Ao todo, 13 cidades do estado do Rio de Janeiro serão contempladas com os programas Cine+, Lab Cidades Criativas e Escolas Criativas. Os três programas buscam a transformação Social e a democratização do acesso à cultura e as artes a partir de uma ressignificação da cultura como agente de desenvolvimento e promotora da erradicação da pobreza, democracia, participação social, consumo responsável, educação, aquisição de novas habilidades e formação do senso crítico.
O Cine+ consiste em democratizar a arte a partir da construção de cinco salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes, como Itaocara, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Cabo Frio e Paraty, dos quais apenas os dois últimos contam com cinema.
As salas terão programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. Elas poderão ser usadas como espaços multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e sendo um local para receber apresentações das mais diversas linguagens artísticas.
Todas as salas promoverão pelo menos 1440 sessões de cinema por ano e, para além das exibições, o programa promoverá uma capacitação técnica e artística para 120 jovens exibidores, sendo 20 por cidade, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente.
Outras três cidades fluminenses recebem a terceira edição do Escolas Criativas — cultura, educação e sustentabilidade. Cantagalo, Duas Barras e Petropólis serão contempladas com o programa, que já atende outras cidades do Estado, como a capital e Niterói.