Search
Degradê com CSS

Macaé esclarece boato sobre casuarinas: projeto de restinga prevê remoções pontuais e plantio de 80 mil mudas nativas

Prefeitura nega retirada “indiscriminada” de 90 árvores na orla; foco é segurança, saúde ambiental e recuperação da Restinga da Praia do Pecado
Macaé desmente remoção de 90 casuarinas. Manejo é pontual na restinga e inclui o plantio de 80 mil mudas nativas após laudo técnico / divulgação
Macaé desmente remoção de 90 casuarinas. Manejo é pontual na restinga e inclui o plantio de 80 mil mudas nativas após laudo técnico / divulgação

Diante de informações distorcidas nas redes, a Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima (SEMAS) de Macaé negou que vá remover “90 casuarinas” da calçada da orla. Segundo a pasta, o projeto “Restinga Boa é Restinga Nativa” prevê remoções pontuais, baseadas em laudo, e a recomposição do ecossistema com o plantio de 80.100 mudas nativas.

A fase atual do projeto não contempla derrubada indiscriminada na calçada da orla. O Projeto de Restauração Florestal (PRF), que embasa as ações, determina três frentes de manejo:

  • 25 árvores secas (risco de queda/incêndio), além do manejo de amendoeiras secas;
  • 8 árvores doentes ou com problemas estruturais (lesões, pragas, tortuosidade);
  • 11 árvores/“ilhas” invasoras dentro da restinga/faixa de areia (exóticas como casuarina, amendoeira, yuca e “gaiolinha”), por competição com a flora nativa e impacto na proteção costeira.

A SEMAS aponta pressão biológica dupla sobre a Restinga da Praia do Pecado: espécies invasoras já estabelecidas no interior do ecossistema e a chegada contínua de sementes oriundas da APP da Lagoa, hoje em litígio e sem manejo, que atua como fonte ativa de invasão. Sem intervenção técnica, o avanço pode comprometer a recuperação do ambiente.

O secretário Phelipe Smith Salgado ressaltou que a diretriz é de restauração, não de corte: a prioridade é retirar o que está morto, doente ou invasor e recompor a restinga com espécies nativas. O plantio ocorrerá em 1,93 hectare (19.300 m²), com 78 mil mudas psamófilas reptantes (fixação de solo/dunas) e 2,1 mil arbustivas (como guriri, bromélias e pitanga).

Para transparência, o PRF está disponível na SEMAS e em link divulgado no Instagram oficial. A secretaria convocou audiência pública para apresentar a segunda fase e ouvir contribuições.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

ExpoRio Turismo Costa Verde debate futuro do setor e reúne especialistas em Angra dos Reis

“Jantar Por Elas” retorna ao Sobrado da Cidade em setembro para celebrar mulheres invisibilizadas na história do Rio

Praia das Pedrinhas se consolida como refúgio de turismo sustentável em Rio das Ostras

Colheita de feijão em Macaé deve alcançar 50 toneladas em 2025, maior resultado da década

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!