Search

Macaé registra queda histórica nos índices de criminalidade 

Macaé se destaca como a cidade do Rio de Janeiro que mais reduziu suas taxas criminais. Em novembro de 2023, o município apresentou queda histórica de registros. A redução tem base comparativa com o mesmo período do ano passado, conforme dados levantados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP/GEO). O resultado é fruto de um trabalho conjunto entre a Delegacia de Polícia de Macaé e as demais forças de segurança atuantes na cidade, que intensificaram as operações de policiamento e inteligência.

Responsável pelo setor de Segurança da Prefeitura de Macaé, o secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira, considera gratificante testemunhar a melhora nos índices de criminalidade no município. Como forças atuantes da prefeitura, ele destaca a Guarda Municipal por ter adotado uma postura mais presente nas ruas, o que vem proporcionando maior segurança à população e inibindo a ação de criminosos.

O secretário de Ordem Pública ressalta também o papel fundamental do delegado da 123ª DP, Pedro Emílio, e do tenente-coronel Aredes, responsável pela condução exemplar do 32º BPM. “A queda dos registros de criminalidade resulta de um trabalho integrado, é uma conquista que celebra o empenho de todos”, disse.

Os bons resultados também foram alvo de destaque pelo delegado Pedro Emílio. “A exemplo do que verificamos ao longo de todo o ano, os indicadores de criminalidade de Macaé seguem em queda franca, 2023 se consolida como um ano histórico no combate ao crime na cidade e não temos dúvida que esse ponto de virada marcará o início de avanços ainda mais significativos para os próximos anos”, frisou

A harmonia entre a atuação das forças de segurança e o governo municipal tem se mostrado a estratégia perfeita para o progresso na segurança pública da região. Os indicadores apontaram que o número de letalidade violenta ficou estabilizado e dentro da meta estabelecida pelo governo do estado. O número de roubos de veículos foi o menor da série histórica, com apenas três casos registrados. Em novembro de 2022, foram dez ocorrências do tipo, o que representa uma redução de 70%. 

Seguindo os dados, o número de roubos de rua foi o melhor da série, com apenas nove casos, mostrando uma redução de 74% em relação ao ano passado, quando houve 34 registros.  Quanto ao roubo de cargas, a cidade está há um ano sem nenhum registro de ocorrência, mantendo os melhores números de toda a série histórica. 

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Praia das Pedras de Sapiatiba: um tesouro geológico e ambiental na Região dos Lagos

A importância da preservação dos saruês e gambás em Búzios

Festival Literário Energia para Ler chega a Búzios com programação especial

Estudantes serão guia na trilha do Morro do Vigia

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.