Search
Degradê com CSS

Macaé registra perda de 20.586 vagas de trabalho nos primeiros meses de 2020

macae

Retração de -8,59 do número de vagas nos primeiros 5 meses do ano coloca Macaé entre as cidades com maior número de demissões no RJ.

A quantidade total de vínculos com carteira assinada que a cidade começou o ano era de 105.576.

Macaé está entre as cidades do Estado do Rio que apresentou um grande número de perda de vagas de trabalho em 2020, principalmente durante a pandemia. De janeiro a maio, data que foram disponibilizados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a “Cidade do Petróleo” registrou menos 20.586 vagas de trabalho, indicando uma retração de -8,59 nos primeiros 5 meses do ano.

As 11.519 admissões no período não bastaram para controlar o índice de desemprego representado pelo saldo de negativo de -9.067, que colocou Macaé entre as principais afetadas, atrás de cidades como Armação dos Búzios e São João da Barra, por exemplo. A quantidade total de vínculos com carteira assinada que a cidade começou o ano era de 105.576.

Em janeiro, o número de demissões e admissões ficou equilibrado em 3.820 e 3.578, respectivamente. Revelando um saldo de 242 postos de trabalho. Ou seja, um crescimento tímido de 0,23% no número de empregos.

 O mês de fevereiro, a situação apresenta alguma mudança positiva e isso é registrado nas 3.315 contratações e nas 2.599 demissões. Retratando um saldo de 716 vagas, o que representa uma variação relativa de 0,68% no crescimento de vagas de emprego.

A primeira retração do número de pessoas empregadas é percebida em março. O mês apresenta 2.690 admissões e 3.960 demissões. Mostrando um saldo negativo de -1.270 vagas pela primeira vez no ano. Isso é mostrado com uma porcentagem -1,19% de perdas de vagas no mês.

Em abril, número de contratações caiu e chegou a pífios 821. Em comparação, o número de demissões extrapolou a média dos meses anteriores registrando 6.811 cortes de trabalhadores. Isso representa um saldo negativo de -5.999 vagas de emprego, ou seja, uma retração de -5,69% no mês, o pior desempenho no ano.

Os dados do CAGED ilustram as demissões que ocorreram na cidade, principalmente no setor de óleo e gás. Em abril, foi amplamente noticiado na imprensa que a empresa Elfe Engenharia demitiu de forma massiva seus empregados, ação compartilhada por outras diversas empresas do segmento.

O mês de maio trouxe mais dispensas, 3.638, e apenas 873 contratações. Apresentando o número de -2.765 como saldo negativo da perda de postos de trabalho, ou seja, o mês registrou uma retração de -2.79 no emprego na cidade.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/06/02/rio-das-ostras-perde-1-244-postos-de-trabalho-formais-desde-janeiro/

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!