Prefeitura recebe requerimento para a inclusão das doulas no grupo prioritário para receber a vacina, na categoria de profissionais de saúde
O Prefeito de Macaé e a Secretaria de Saúde receberam uma petição requisitando a inclusão das doulas no Plano Municipal de vacinação da cidade, na categoria de profissionais de saúde. O documento foi expedido pelo Partido dos Trabalhadores (PT Macaé), pelo presidente Magnum Amado e a conselheira titular do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres, Érica Sarzedas.
As doulas são profissionais que auxiliam as grávidas no período da gestação, parto e pós-parto, além de incentivarem os partos humanizados, ou seja, o mais natural possível. O documento ressalta o caráter de urgência na análise do pedido.
“Num momento em que há um crescimento na infecção da população, inclusive recém-nascidos e gestantes é fundamental garantir a saúde e preservação da vida de todos envolvidos nos trabalhos de parto, tanto à paciente, quanto aos profissionais que também oferecem o suporte à gestante nos primeiros dias de vida”, afirma a petição.
O documento ainda reforça que estas profissionais possuem garantias legais de atuação por livre arbítrio da gestante e por atuarem diretamente nos hospitais maternidades.
No último mês, cresceu a preocupação na Costa do Sol quanto à saúde dos bebês depois do aumento de crianças nesta faixa etária que foram diagnosticadas com Covid-19. A cidade de Campos chegou a registrar sete bebês internados por conta do contágio com o vírus.
A Prensa questionou a Prefeitura de Macaé sobre a solicitação. Em resposta, a Secretaria de Saúde informou que as doulas já estão incluídas no Plano Nacional de Vacinação como trabalhadores de saúde.
Já sobre o plano de vacinação, o órgão afirmou que o tem efetuado de acordo com as doses recebidas pela Secretaria de Saúde do Estado. Conforme as doses chegam a ampliação desse grupo é feita, priorizando sempre os profissionais que estão na linha de frente no combate a Covid-19.