Município recebeu 3.120 novas doses do imunizante para a continuação do plano de vacinação contra a Covid-19
Nesta quarta-feira (3), a segunda remessa de doses da CoronaVac começou a ser distribuída para as cidades do interior do estado do Rio. Em Macaé, 3.120 unidades do imunizante chegaram ao aeroporto do município por meio de um helicóptero da Polícia Civil.
Segundo a Prefeitura, ainda foram encaminhadas mais 420 doses excedentes. As vacinas foram acompanhadas por técnicos da Secretaria de Saúde.
De acordo com informações da coordenadora em Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, as unidades que chegaram serão utilizadas na segunda dose dos profissionais da linha de frente da área da saúde.
“Vamos iniciar a segunda dose na próxima terça-feira (9). Elas serão destinadas aos profissionais que atuam no Hospital Público de Macaé (HPM), Clínica São Lucas, São João Batista e Unimed”, explicou.
De acordo com a coordenadora, nesta quarta-feira (3) a cidade irá finalizar a vacinação do pessoal de apoio do HPM. Já na quinta e sexta-feira (4 e 5), será a vez dos profissionais de apoio da rede privada, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Especialidades Dr. Moacir Santos (Barracão), Programas de Saúde, entre outros.
Além de Macaé, Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabu também receberam doses da vacina.
A CoronaVac é uma das vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela Anvisa para uso emergencial. Foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e, no Brasil, está sendo produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante deve ter um período de intervalo de 21 dias entre as duas doses.