Uma área de 4 mil metros quadrados foi atingida pelo fogo
Agentes de fiscalização da Prefeitura de Macaé realizaram operação na localidade de Bicuda Pequena, na região serrana do município, para averiguar denúncia de desmatamento. Houve a constatação de que uma área de 4 mil metros quadrados foi atingida. O proprietário não foi encontrado.
Segundo o coordenador da ação, o Subsecretário de Ambiente e Sustentabilidade, César Romero, a operação, batizada de “Preservando a Serra”, será realizada em toda a região serrana. “A queimada teve como objetivo a formação de pasto. Faremos a operação semanalmente. Desta vez, foram sete guardas atuando nessa atividade” , relatou.
O coordenador disse ainda que o proprietário não foi localizado, no entanto, será autuado por atear fogo, assim que possível. De acordo com o art. 41 da Lei 9.605/98, provocar incêndio em mata ou floresta, ou seja, conduta e atividade lesivas ao meio ambiente são tipificadas como crime ambiental. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.
Ele ainda informou que os agentes aproveitaram a ação para realizar a soltura de uma gambá. “Também havia no local armadilha para animais de grande porte, como capivara e anta”, conclui Romero.
Quem tiver alguma denúncia de crimes ambientais pode acionar as autoridades competentes, vinculadas à Prefeitura de Macaé, através dos telefones: (22) 2772-3571 e (22) 2772-3597 (Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade) ou (22) 99727-4267 (Guarda Ambiental).