Campanha permanecerá em vigor até o dia 27 de novembro. Objetivo é reduzir o risco de poliomielite e aumentar a cobertura vacinal
A prefeitura de Macaé prorrogou as campanhas de imunização contra a Poliomielite e a Multivacinação para a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos. Os responsáveis devem procurar os postos até o dia 27 de novembro.
A ação estava prevista para encerrar na sexta-feira (30). Segundo o órgão, a Secretaria de Saúde disponibilizou a vacinação em 34 postos de saúde, incluindo a região serrana, em horários específicos.
O objetivo da campanha é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite e aumentar a cobertura vacinal na faixa etária definida na multivacinação. Segundo a secretaria, até o dia 28 de outubro, foram imunizadas 6.329 crianças contra a pólio, o que representa 47% do público-alvo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é imunizar 95% das crianças de um a quatro anos contra a poliomielite. A recomendação é que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para atualizarem a caderneta de vacinação também contra outras doenças, como hepatite B, pentavalente, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, hepatite A; meningocócica ACWY ; HPV; entre outras.
Poliomielite
O Brasil não detecta casos de poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, desde 1990. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do território.