A abertura da Semana da Luta Antimanicomial aconteceu neste domingo (18), com uma roda de conversa promovida pelo Coletivo Ivone Lara, no anfiteatro da Praia da Imbetiba.
O encontro marcou o início de uma série de atividades que seguem até a próxima sexta-feira (23), com foco na promoção da inclusão social, cuidado em liberdade e garantia de direitos para pessoas em sofrimento psíquico.
Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Saúde Mental, a programação reforça o compromisso com um modelo de atenção em saúde mental mais humanizado, no qual o tratamento é feito sem internações compulsórias e com foco na autonomia e dignidade dos usuários do sistema de saúde.
Durante o evento, a terapeuta ocupacional voluntária Sueli Benante destacou que o trabalho do Coletivo Ivone Lara é voltado à conscientização da sociedade sobre a importância do cuidado em liberdade. “A data marca a importância do cuidado e, também, que é importante procurar ajuda”, pontuou.
Quem participou aprovou a iniciativa. O empresário Edilson Rodrigues da Costa, de 66 anos, destacou o valor das atividades para o bem-estar. “Estou gostando muito da programação. Costumo me divertir nesses espaços alegres”, comentou.
A Semana da Luta Antimanicomial é uma importante ferramenta de debate sobre o direito das pessoas com transtornos mentais a um tratamento digno, sem exclusão. Entre as atividades programadas estão novas rodas de conversa, caminhada, fórum, roda de samba, piquenique e cine debate, promovendo diálogo, cultura e acolhimento em espaços públicos.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, relembra a importância da reforma psiquiátrica brasileira e da construção de políticas públicas que respeitem os direitos humanos, combatendo o estigma e a segregação das pessoas com transtornos mentais.