Pular para o conteúdo
Search

Macaé promove campanha “Solidariedade Fiscal”

Declaração do imposto de renda pode beneficiar projetos voltados a crianças e adolescentes

 Você sabia que qualquer pessoa ou empresa pode destinar, durante o ano, parte do Imposto de Renda para projetos sociais que beneficiam crianças e adolescentes? A ação faz parte da campanha Solidariedade Fiscal, que acontece durante o período da declaração do Imposto de Renda, até o dia 31 de maio.

Qualquer pessoa ou empresa no Brasil pode destinar recursos do tributo para o Fundo e ter esse valor deduzido do Imposto de Renda. As doações podem ser feitas diretamente no preenchimento da declaração. Conforme previsto no artigo 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente, somente no modelo completo, a pessoa física pode destinar até 3% do imposto devido ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do município. Já a pessoa jurídica, se fizer nos mesmos moldes, pode deduzir até 1% do IRPJ devido no lucro real.

Em Macaé, podem ser beneficiados os projetos aprovados pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA). Instituições cadastradas como a Apae, CiemH2, entre outras, poderão ser contempladas com verba para desenvolverem seus projetos. Na hora de declarar, é só doar parte do imposto devido para o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O declarante não paga nada a mais por isso.

No ano de 2022, foi arrecadado no município por meio da campanha o valor de R$ 225.352,58, segundo a presidente do CMDDCA, Monique Gouveia.

Os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente têm como objetivo financiar programas, projetos e ações voltadas para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente, mas para receber doações os Fundos precisam estar aptos, com seus cadastros regularizados na Receita Federal.

“Qualquer Entidade Social de Macaé que atenda a criança e o adolescente pode apresentar seus projetos aos Editais de Financiamento publicados pelo Conselho, desde que estejam cadastradas e com sua documentação em dia”, ressalta a Gerente de Projetos do CMDDCA, Cynthia Vasconcellos.

Para mais informações, basta entrar em contato com o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDDCA), pelo telefone (22) 2796-1547 ou e-mail: [email protected].

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!