Projeto apresentado ao governo do estado pretende construir píer para embarque dos passageiros
Conhecida como a capital do petróleo, Macaé também é celeiro de paisagens exuberantes, entre elas as ilhas que compõem o Arquipélago de Sant’Anna, que está prestes a ganhar roteiro de visitação. A Prefeitura anunciou nesta terça-feira (18) que planeja a construção do píer para embarque de passageiros de acesso a embarcações que realizam os passeios náuticos para esse santuário ecológico.
Esse foi o projeto apresentado ao Turismo Presente, programa lançado pelo governo do Estado nesta terça que visa promover o fomento ao setor, em diferentes partes da região. Na próxima semana, o projeto será protocolado junto ao Estado e cumprirá todas as etapas previstas pelo programa, que analisará a viabilidade técnica para liberação de recursos destinados à execução das obras.
Localizado há oito quilômetros da costa do município, o local é formado pelas ilhas de Santana, do Francês e pelo ilhote Sul. A ilha principal apresenta em torno de 115 hectares, já as duas restantes pouco mais de 75 hectares juntas. O arquipélago briga gaivotas e algumas espécies de aves que migram da América do Norte no período do inverno, um atrativo para fomento do turismo local.
No encontro realizado no Rio de Janeiro, os secretários municipais de Turismo, Léo Anderson, e de Cultura, Leandro Mussi, se reuniram com o governador Cláudio Castro e com o Secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, e destacaram o potencial de Macaé em ser a nova referência para o segmento na região Norte Fluminense.
“O apoio do Estado é fundamental para viabilizar novos projetos que irão tornar Macaé a nova referência em turismo de lazer em nossa região. Além do píer, estamos desenvolvendo também projetos de infraestrutura para a região serrana”, destacou Léo Anderson.