O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, participou neste fim de semana do Urban 20 (U20), evento paralelo à Cúpula do G20 realizado no Armazém da Utopia, no Centro do Rio de Janeiro. Com delegações de mais de cem cidades de todo o mundo, o U20 promove debates sobre inclusão social, transição energética e enfrentamento das mudanças climáticas, além de discutir políticas públicas voltadas à urbanização e desenvolvimento sustentável.
“O U20 aborda temas cruciais, como fome, desigualdade e mudanças climáticas, fomentando o intercâmbio de experiências e o fortalecimento das políticas públicas nas cidades. É uma oportunidade de avançar em projetos de impacto global com o protagonismo dos municípios”, afirmou Welberth Rezende.
A delegação macaense contou também com a presença de Scheila Ribeiro, coordenadora do programa Macaé + 20, do Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim); do diretor executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Paes Lemes; e da representante da UFRJ, Gisele Barbosa.
Foco em urbanização e emergências climáticas
Scheila Ribeiro destacou a relevância da participação de Macaé no evento. “As cidades têm papel central no enfrentamento das emergências climáticas. A discussão sobre urbanização no U20 reforça a urgência de redesenhar as políticas urbanas para torná-las mais inclusivas e resilientes. Participamos de painéis que incluíram prefeitos, representantes acadêmicos e lideranças da sociedade civil de várias partes do mundo”, ressaltou.
Os painéis abordaram temas simultâneos como transição energética, redução de desigualdades sociais e reforma da governança global. O evento também reuniu ministros, governadores e secretários estaduais, fortalecendo o diálogo entre as esferas municipal, estadual e federal.
U20: Uma plataforma para a cooperação urbana global
Criado em 2017, o U20 tem como missão aproximar o G20 das cidades, dando visibilidade às questões urbanas na agenda de cooperação internacional. Liderado inicialmente pelos prefeitos de Buenos Aires e Paris, o grupo busca promover a troca de experiências entre as principais cidades das nações que integram o G20.
Neste ano, os temas principais foram:
- Inclusão social e combate à fome e pobreza;
- Transição energética e mudanças climáticas;
- Reforma das instituições de governança global.
Com foco na integração de soluções práticas para desafios urbanos, o U20 reforça o papel das cidades como agentes de mudança no enfrentamento das crises globais.