Macaé, que detém a categoria A no Mapa do Turismo Nacional, está na rota dos festivais gastronômicos de grande porte com o Festival Macaé Cultura e Gastronomia, que em sua décima segunda edição mostra a robustez do município em diversos segmentos do desenvolvimento econômico. A entrada do evento, que acontece até domingo (10), é gratuita, na orla da Praia dos Cavaleiros. Nesta sexta-feira (8), a abertura foi às 18 horas.
“Neste evento vemos a democratização da boa gastronomia com conforto e bem-estar“, afirmou a comerciante Roselaine de Souza, de 28 anos, que escolheu dois pratos salgados que mostram o conceito do festival, que neste ano é denominado Serra e Mar. “Escolhi um prato de frutos do mar e outro com carne bovina”, contou.
O secretário de Turismo, Léo Anderson, lembrou que a retomada das atividades turísticas em Macaé é impulsionada pelas políticas públicas do governo municipal. “Lançamos o calendário de eventos turísticos em fevereiro com atrações rurais, gastronômicas, artesanais, culturais, técnicas, empresariais, cívicas, folclóricas que incrementam a disponibilidade de trabalho para a cidade”, destacou Léo, ressaltando que os eventos ocorrem de janeiro a dezembro, atraindo turistas em todas as épocas do ano.
De acordo com Léo Anderson, o festival integra uma cadeia de valores que envolve produtores, prestadores de serviços e a indústria de alimentos e trabalha ideias e conceitos que geram indução turística e evidenciam Macaé para novos negócios.
Pedro Siqueira dá show com receita que une
bacon e polvo em homenagem à Primavera
Um dos destaques desta sexta-feira foi o chef Pedro Siqueira, que tem formação baseada na culinária francesa. Pedro passou por restaurantes renomados como Dom, de Alex Atala, Eau, com o chef Pascal Valero, e Taillevent, três estrelas Michelin localizado em Paris.
A iminente chegada da Primavera – dia 23 de setembro de 2023, às 03h50 – é a homenageada de Pedro Siqueira, que deu um show gastronômico ao cozinhar uma releitura de um prato famoso de seu resultante: polvo com barriga de porco. No festival, o polvo vem com bacon unindo frescor, terra, mar e muito colorido.
– A ideia é já fazer a receita pensando no frescor da Primavera, em um prato de cuscuz com polvo e bacon; sementes e grãos para dar um crocante e pó de carvão vegetal – revelou o chef, pontuando que o polvo com bacon está em alta.
Segundo ele, a aula mostra a versatilidade do prato. “Ele pode ser servido como entrada à la carte,como prato principal e com um bufê de salada, uma brincadeira com polvo e bacon”, detalhou.
Outro destaque desta sexta é Elia Schramm – Babbo Osteria RJ, que conquistou estrela do guia Michelin.
“É uma experiência gastronômica incrível degustar pratos feitos por chefs renomados de Macaé e de fora que mostram seu trabalho com criatividade e sabor”, comentou a caixa de supermercado, Vanessa Fernandez, de 38 anos.
As atrações musicais na noite desta sexta: no Palco Chaplins, MPB contemporâneo com Abufela às 21h e Jack Dirty Blues às 23h. Além disso, DJ LF Selector nos intervalos.
No Palco Bico da Coruja, DJ Beatlivre às 21h.