Menu

Cidades

Macaé intensifica combate à evasão escolar

As ações estratégicas adotadas foram previstas para o período de 23 a 31 de janeiro deste ano, no entanto, foram desenvolvidas até o dia 17 de fevereiro.
IMG_4216

A Prefeitura de Macaé intensificou neste início de ano o combate à evasão escolar com o projeto “Volta pra Escola”. Dos 624 alunos nesta situação, oriundos de 66 unidades, 162 foram matriculados em 2023, 31 foram matriculados fora da rede, 65 estão em fase de pré-matrícula e 366 estão em atendimento.

De acordo com a superintendente de Educação Inclusiva e Social, Janaína Pinheiro, o projeto foi para alunos considerados evadidos da rede municipal de ensino de Macaé no ano de 2022. As ações estratégicas adotadas foram previstas para o período de 23 a 31 de janeiro deste ano, no entanto, foram desenvolvidas até o dia 17 de fevereiro.

“Todos os casos listados foram objeto de intervenção do serviço social, nosso objetivo foi desenvolver ações de busca ativa aos estudantes e responsáveis, através da Coordenação de Educação Social, com vistas a assegurar a permanência destes na rede municipal de ensino de Macaé, priorizando a matrícula na última unidade escolar frequentada, caso seja esse o interesse, considerando a idade obrigatória de quatro até 17 anos”, destacou Janaína Pinheiro.

A equipe envolvida foi formada por assistentes sociais, que oportunizaram aos alunos, responsáveis e equipe gestora, acolhimento e intervenções qualificadas frente às expressões da questão social reprimidas no ambiente escolar visando à permanência de estudantes na unidade escolar.

Também participaram professores coordenadores de campo que atuaram em ações voltadas ao enfrentamento à infrequência e evasão escolar, no âmbito pedagógico. Segundo a superintendente, entre as ações estratégicas foram realizadas divulgação da ação com as direções das unidades escolares, identificação do estudante e de seu histórico nos sistemas e arquivos da Coordenação de Educação Social (FICAI e Formulário de Atendimento do Serviço Social).

Além disso, a equipe fez contato telefônico com as famílias com agendamento de atendimento com vistas a efetivar a rematrícula, visita institucional à unidade escolar mediante avaliação técnica, visita domiciliar mediante avaliação técnica e articulação com o Sistema de Garantia de Direitos e Rede de Proteção Social.

“Dos 624 alunos, 58,7% seguem em atendimento pelo serviço social, 26% realizaram matrícula em 2023, 10,4% estão com pré-matrícula aguardando o resultado em primeiro de março e/ou ainda não compareceram à Unidade Escolar para efetivar a matrícula e 5% foram transferidos para rede particular, estadual e/ou outros municípios. Vamos continuar com ações para combater a evasão escolar”, ressaltou a superintendente de Educação Inclusiva e Social, Janaína Pinheiro.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura