Pular para o conteúdo
Search

Macaé inicia projeto de Miniflorestas Urbanas com plantio no Nupem

Iniciativa busca restaurar a Mata Atlântica e adaptar o município às mudanças climáticas através de áreas verdes compactas
minifloresta macaé

A Prefeitura de Macaé lançará, na próxima segunda-feira (11) e terça-feira (12), o projeto de Miniflorestas Urbanas, uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade em parceria com o Nupem/UFRJ. O projeto visa a restauração da Mata Atlântica em áreas urbanas, com o objetivo de aumentar a biodiversidade, absorver dióxido de carbono e melhorar a qualidade de vida na cidade. O plantio acontecerá a partir das 8h no instituto Nupem.

Iniciativa para Enfrentar as Mudanças Climáticas

O projeto de Miniflorestas Urbanas pretende transformar espaços compactos em áreas verdes ricas em biodiversidade. De acordo com Isaura Sales, secretária de Ambiente e Sustentabilidade, a iniciativa busca adaptar Macaé aos extremos climáticos, aproveitando pequenos terrenos urbanos para restaurar o bioma Mata Atlântica. A primeira fase envolve o plantio de espécies nativas, como ingá, aroeira, jerivá e sibipiruna, no Nupem e no Jardim Guanabara.

Metodologias e Fases do Projeto

A fase inicial consiste em preparar o terreno para plantio com limpeza e abertura de covas, segundo o engenheiro florestal Oduvaldo Filho. O projeto piloto, concebido como um experimento científico, avaliará métodos para replicação futura em outras áreas do município. Em uma segunda fase, espécies como pau-brasil, jacarandá da Bahia e ipês serão plantadas, promovendo maior diversidade.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Torneio de Golfe do Clube Aretê destaca talento e espírito esportivo

Amanrasa lança cartilha para orientar moradores a registrar reclamações sobre falta de energia elétrica em Búzios

Região dos Lagos celebra Bandeira Azul em seis praias para a temporada 2024/2025

São Pedro da Aldeia ilumina espaços públicos com decoração natalina

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!