A cidade de Macaé inaugurou nesta terça-feira (28), sua primeira Usina de Biogás, que funciona no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), localizado a 25 quilômetros da área central, às margens da BR-101. A usina contará com 30 poços de biogás instalados no entorno do Centro de Tratamento de Resíduos que irão abastecer até 4 mil residências. Essa é uma solução de sustentabilidade, já que é produzida uma energia limpa.
A solenidade foi sede do CTR e marca o encerrou as atividades pelo mês do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal e as comemorações pelo aniversário de 209 anos da cidade, celebrado no dia 29 de julho.
A inauguração acontece após a fase de testes e a energia dessa usina é gerada através do lixo do CTR. Nesta primeira fase 1 megawatts (MW) de energia limpa serão gerados, capazes de abastecer cerca de quatro mil residências, além de evitar a emissão de gás metano na atmosfera, trazendo um significado ganho ambiental para nossa cidade. A Usina de Biogás de Macaé é uma das três do gênero em funcionamento no estado do Rio de Janeiro.
“Projetos de sustentabilidade, como esse aqui da Usina, são importantíssimos. Em Macaé há um trabalho intenso atrás de novas tecnologias. Buscamos sempre o desenvolvimento econômico para a chegada de novas empresas, e a consequente geração de empregos. É fundamental que o município tenha uma atratividade cada vez maior, para o empresariado poder investir aqui. Isso está acontecendo de uma maneira muito forte e até surpreendente”, disse o prefeito de Macaé, Welberth Rezende.
O secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal de Macaé, José Vasconcelos de Luna Júnior, explicou que a inauguração aconteceu após a realização de testes. “O projeto estava em fase experimental. Agora essa ferramenta está funcionando. Aqui se gera economia e o ambiente é cuidado de forma responsável”, afirmou.
O gás metano gerado pelo lixo é um agente agressivo ao meio ambiente, pois ele aumenta a produção de gases de efeito estufa, com esta ação será destinando de maneira adequada o gás metano, trazendo enormes benefícios para a saúde e o meio ambiente.
O engenheiro da CTR, Zilton Fonseca, falou especificamente sobre o processo de produção. “Nos aterros sanitários, por um processo de engenharia, fazemos poços para a captação do gás. Levamos para uma central. Aí o biogás é tratado e vai para um motor ligado a um gerador, que produz energia elétrica”, comentou.
Também estiveram presentes o vice-prefeito, Célio Chapeta; outros secretários municipais de Macaé; vereadores do município; o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu, Samuel Barreto Neves; e a Secretária de Meio Ambiente de Carapebus, Melina Nascimento da Silva Afonso.