Search

Macaé Avança como futuro Hub Energético do Brasil

Interconexão entre TAG e NTS fortalece posição estratégica da cidade no mercado de gás natural
Aéreas. Macaé/RJ. Data: 23/04/2024 Foto: Rui Porto Filho
Aéreas. Macaé/RJ. Data: 23/04/2024 Foto: Rui Porto Filho

A cidade de Macaé, reconhecida como a capital nacional do petróleo, avança para consolidar-se como um dos principais hubs energéticos do Brasil. Desde 1º de janeiro, as operações da Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) e da Nova Transportadora do Sudeste S/A (NTS) estão interconectadas na região, promovendo maior dinamismo no mercado de gás natural.

Interconexão estratégica impulsiona mercado

A parceria entre TAG e NTS é um marco no setor energético, conectando mais de 2.000 quilômetros de gasodutos entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Com a interligação, as taxas de entrada e saída de gás receberam um desconto de 90% em comparação com as tarifas estaduais, tornando Macaé ainda mais atrativa para agentes do mercado.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Rodrigo Vianna, a interconexão projeta um futuro promissor para o município, com o potencial de transformar Cabiúnas em um dos maiores pontos de injeção de gás natural do país. Atualmente, Cabiúnas recebe gás pela Rota 2, e o projeto Raia (Rota 5), previsto para 2028/29, promete expandir ainda mais a capacidade da região.

Macaé como centro de inovação e desenvolvimento

A ampliação da infraestrutura de gás natural coloca Macaé no centro do desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil. Além de servir como ponto estratégico de transporte, a cidade fortalece sua posição como polo de inovação.

“O mercado de gás se torna mais dinâmico e competitivo, e Macaé está na linha de frente para atrair investimentos significativos em infraestrutura e tecnologia”, destacou Rodrigo Vianna.

Perspectivas do mercado de gás em debate

Os avanços em Macaé estão alinhados com as tendências apontadas no estudo “Perspectivas do Gás no Rio 2024-2025”, da Firjan. O relatório será lançado em um seminário na Casa Firjan no dia 30 de janeiro e discutirá temas como o mercado livre de gás e as estratégias para desenvolvimento do setor.

Projetos como a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN) e a expansão da Rota 5 reforçam as oportunidades de crescimento econômico para Macaé, consolidando a cidade como um dos principais motores da transição energética brasileira.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Polícia Militar prende foragido da Justiça em Búzios

Guarda Municipal de Maricá prende homem por violência doméstica em Cordeirinho

Rio de Janeiro fecha 2024 com recorde de 1,5 milhão de turistas internacionais

União de Maricá faz ensaio técnico na Sapucaí no domingo (9)

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!