Pular para o conteúdo
Search

Macaé garante produtos da agricultura familiar na merenda escolar

A iniciativa prevê um acréscimo de até 90% na renda do pequeno produtor.

O sonho de todo agricultor é garantir a renda da família com a comercialização dos seus produtos e ter condições para continuar trabalhando no campo. A ampliação do mercado voltado à agricultura familiar é fundamental para tornar isso possível. Em Macaé, cerca de 60 mil refeições são oferecidas por dia para alunos da rede municipal de ensino.

Além dos alimentos tradicionais – pão, biscoito e suco – o município investe na alimentação saudável e sem agrotóxico, com produção exclusiva dos agricultores familiares, que são responsáveis pela distribuição de 465 toneladas de hortaliças, tubérculos, frutas, ovos caipiras, farinha, entre outros. A iniciativa prevê um acréscimo de até 90% na renda do pequeno produtor.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a agricultura familiar é responsável por 80% de toda a produção mundial de alimentos, cultivo da terra e produção rural, em que a mão de obra é majoritariamente proveniente do núcleo familiar.

O secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim, explica que o município promove políticas públicas voltadas à agricultura familiar para a merenda escolar com a utilização dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Ministério da Educação (PNAE). “A proposta é fomentar a economia com a valorização da agricultura, além de contribuir com alimentação de qualidade e hábitos mais saudáveis “, pontuou o secretário.

Até que esses alimentos cheguem nos pratos das crianças, há um longo processo. A Secretaria de Agroeconomia fornece apoio aos agricultores familiares com preparo da terra, coleta do solo para análise, apoio na compra de sementes, doação de calcário e adubo, maquinários, consultoria técnica, suporte para transporte de insumos e sementes, entre outros.

O fornecimento de alimentos para a merenda escolar foi uma das alternativas encontradas pelo pequeno  produtor  Francisco Júlio, 73 anos, que, junto com a sua esposa Vanda Ferreira Amorim, 61 anos, produzem uma variedade de frutas e legumes com a promoção da sustentabilidade, qualidade e afeto.

“A sustentabilidade começa com o que nós colocamos no prato no dia a dia. O mesmo carinho que eu planto e colho as frutas e legumes, que compõem a alimentação da minha família, eu deposito nos alimentos que são destinados aos alunos. É uma questão de amar o que a gente se propõe a fazer. É sobre a gratidão que eu sinto por receber apoio da prefeitura, como insumos, sementes e maquinários, por exemplo, o que me possibilita investir em novas plantações e garantir a entrega que é destinada à merenda escolar, que mantém um acréscimo de 90% na minha renda familiar. Fico feliz por cada laranja que nasce aqui, grande, bonita, saudável, sem veneno. Nela tem amor e fé”, destacou Francisco, que produz, em média, oito toneladas de alimentos por ano, sendo quatro toneladas destinadas  à merenda escolar, como laranjas, aipim, beterraba, cenouras, salsa, batata doce e tangerina.

Proprietários do Sítio Canaã, uma área de 2,5 alqueires,  localizado no Assentamento Celso Daniel, Francisco e Vanda também produzem frutas não muito conhecidas, como limão doce, palmito pupunha e banana prata mel.

Agricultura Familiar – O programa da Agricultura Familiar fomenta a economia entre os agricultores da região. Em contrapartida, a rede pública oferece aos seus alunos, gêneros saudáveis e isentos de agrotóxicos.

Só podem ser contempladas como fornecedoras para a merenda escolar as famílias que possuem a Declaração de Aptidão (DAP), do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). De acordo com o secretário Dudu Jardim, 268 pequenos agricultores já estão  regularizados.    

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.