A Olimpíada Brasileira de Astronomia reúne diversas instituições públicas e privadas de ensino no país
A cidade de Macaé foi destaque novamente em uma competição nacional. Os alunos Davi Antônio Ferreira Velloso e Iuri de Azevedo Lima, ambos do 3º ano do Ensino Médio, do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, foram premiados com certificados e medalhas de prata e bronze na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
O evento aconteceu de forma virtual e reuniu diversas instituições públicas e privadas de ensino no país. A competição tem o objetivo de avaliar os participantes com base em perguntas de astronomia e astronáutica, sendo a maior parte delas com base em raciocínio lógico.
Além da participação na olimpíada, eles também foram premiados com medalhas e certificados na 14º Mostra Brasileira de Foguetes, que é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), reunindo alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio em todo Brasil.
“No somatório das pontuações, nossos alunos elevaram o Castelo a uma excelente colocação em nível nacional, fazendo que recebêssemos medalha de ouro e certificados. Foi muito gratificante para nós”, disse Bruno França, orientador dos estudantes no projeto.
Os alunos também puderam contar com o apoio dos professores Marco Vinicius Ferreira Machado e Nicolle Cabral Coutinho.