Search
Degradê com CSS

Macaé e Estado firmam pacto pelo desenvolvimento regional

O objetivo é preservar os marcos regulatórios das atividades de exploração e produção de óleo, gás e energia na Bacia de Campos. Foto divulgação
O objetivo é preservar os marcos regulatórios das atividades de exploração e produção de óleo, gás e energia na Bacia de Campos. Foto divulgação

Durante a reunião o governador Cláudio Castro também assinou o termo que garante ao projeto do Terminal Portuário da cidade

A preservação dos marcos regulatórios das atividades de exploração e produção de óleo, gás e energia na Bacia de Campos, que já promovem a retomada da economia das cidades do interior fluminense, está garantida através do pacto firmado nesta terça-feira (28) por Macaé, junto ao governo do Estado, com o apoio de cidades da região, instituições empresariais e as operadoras que investem no segmento offshore regional.

Ao receber o manifesto apresentado pelo prefeito Welberth Rezende, corroborado por prefeitos, instituições e empresas que compõem a cadeia produtiva de óleo e gás regional, o governador Cláudio Castro garantiu que irá vetar o Projeto de Lei 5190/2021, aprovado neste mês pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que propõe a criação de nova taxa sobre as operações de exploração e produção de petróleo e gás no Estado.

“A sensibilidade do governador em nos receber, compreender a nossa angústia e manter o apoio e incentivo ao nosso ciclo de desenvolvimento é fundamental para que possamos seguir gerando empregos e mudando a vida das pessoas. É nesse caminho que eu acredito, em que os municípios vizinhos e parceiros possam construir junto o crescimento e o fortalecimento econômico regional do nosso Estado”, disse o prefeito.

O manifesto reforçou os riscos gerados pelo Projeto em romper a consolidação de investimentos já anunciados pelas operadoras, colocando em risco a celebração de novos contratos e convênios, assim como a contratação de produtos, serviços e mão de obra qualificada.

De acordo com Cláudio Castro, o governo do Estado não permitirá que nada atrapalhe o novo ciclo de desenvolvimento regional.

“Esse é o tempo do Rio de Janeiro, do diálogo e do trabalho. Temos a certeza de que, através do desenvolvimento econômico, somos capazes de promover justiça social. O nosso compromisso é de reduzir a carga tributária, ajustar os processos e facilitar o caminho do empreendedor. A segurança jurídica é a nossa premissa”, destacou o governador.

Também estavam presentes os prefeitos de Quissamã, Fátima Pacheco, de Campos, Vladimir Garotinho, e de Carapebus, Bernard Tavares, que compõem o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). O manifesto é apoiado pela Associação Brasileira de Indústria Independente de Petróleo (Abpip), Associação Brasileira das Empresas de Serviços do Petróleo (Abespetro), Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Rede Petro-Bacia de Campos e Firjan, e também representantes das empresas Tridenty, 3R Petroleum, PetroRio e Petrobras.

Incentivo ao TEPOR 

Durante a reunião no Palácio da Guanabara, o governador Cláudio Castro também assinou o termo que garante ao projeto do Terminal Portuário de Macaé (Tepor) o reconhecimento como utilidade de interesse público para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.

A assinatura do termo foi acompanhada pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah, pelo diretor do projeto, Fabiano Crespo, além dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, e do Ambiente, Juninho Luna.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!