Os dois municípios correm o risco de absorver os casos das cidades vizinhas, a maioria não demonstrando ações estratégicas para o combate ao coronavírus, e ainda optando pela flexibilização do isolamento social que é determinado pela Organização Mundial da Saúde como a mais eficaz na prevenção ao contágio
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (24) que entregará esta semana um lote de máscaras purificadoras de ar para as Secretaria Municipais de Saúde de Macaé e de Cabo Frio para auxiliar os municípios no combate ao novo coronavírus.
Serão doados 900 máscaras do tipo N-95, sendo 600 unidades para Macaé e 300 para Cabo Frio. As máscaras serão utilizadas na proteção das equipes de saúde dos municípios nos atendimentos de pacientes com Covid-19.
“Desde o início da pandemia a Petrobras vem atuando em diversas frentes na prevenção e combate do Covid-19. Estamos concentrando todos os esforços para atuar junto com a sociedade para passarmos por essa pandemia”, afirma a gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Olinta Cardoso.
Outros municípios do país
A Petrobrás também explicou que a iniciativa está sendo realizada em outros municípios do país e integra um conjunto de ações da companhia no combate ao Covid-19e também disponibilizou cerca de 20 mil equipamentos de segurança e produtos de higiene para o Hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De acordo com a empresa, foram doadas luvas de laboratório, óculos de segurança, máscaras purificadoras de ar, frascos, álcool e detergente.Além disso, a companhia está doando ao Sistema Único de Saúde (SUS) 600 mil testes para diagnóstico de Covid-19. Desse total, 400 mil serão entregues ao Ministério da Saúde e 200 mil à Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Esses testes são do tipo RT-PCR, considerados “padrão ouro” pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC), pois fornecem um diagnóstico preciso na identificação da presença do vírus