Município contabiliza mais de 1600 pessoas infectadas e 55 óbitos
Mesmo com todas as restrições de funcionamento das atividades laborais, barreiras sanitárias e demais ações de combate ao coronavírus, Macaé segue com aumento diário de casos confirmados e morte pela Covid-19. Entre as cidades que compõe a Região da Costa do Sol, o município disparou no crescimento do número de pessoas infectadas pelo vírus, somando um total de 1.618 e 55 mortes, e já é notícia, inclusive, nos grandes veículos de imprensa no país.
Segundo o boletim epidemiológico atualizado pela Prefeitura esta segunda-feira (15), as vítimas mais recentes são duas pacientes mulheres, 50 e 90 anos, e um homem de 75 anos, todos com comorbidades; e um homem de 60 anos sem histórico de comodidades. O Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus do município realizou, durante as 24 horas do dia 14 de junho, 109 atendimentos.
O painel de monitoramento do estado ainda não foi atualizado nesta segunda, mas traz dados do dia 13 de junho onde especifica que 501 precisaram de internação na cidade e 142 foram para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O levantamento ainda aponta faixa etária de óbitos com maioria das mortes de pessoas idosas acima de 50 anos. Segundo o munícipio, 1.036 pacientes estão recuperados na cidade.
O Centro de Triagem funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. O endereço é Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro. Os telefones são 2796-1015 e 2796-1344.
Repercussão na mídia
Nas últimas semanas, a mídia estadual e nacional tem dado destaque a esse aumento de casos em Macaé. A Veja Rio trouxe no dia 11 de junho o titulo “Coronavírus: Macaé lidera ranking de casos e mortes na Região dos Lagos”.
A Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) escreveu sobre o crescimento de casos no Rio e citou Macaé como a cidade do interior com mais casos na reportagem “Rio passa de 70 mil casos confirmados de covid-19”, do dia 9 de junho.
O G1.com tem acompanhado o crescimento de casos e mortes. O veículo apresentou os dados divulgados pelo estado. Na matéria “Covid-19 em 11 de junho: casos confirmados pelo Estado nas regiões dos Lagos, Serrana e Norte do RJ” destaca Macaé no topo da tabela comparativa de cidades da área de cobertura deles.
Prorrogação das medidas restritivas
Com o aumento de casos, o prefeito Dr. Aluízio Junior assinou um o decreto 84 prorrogando a suspensão das aulas e das atividades laborais por mais sete dias, a partir desta segunda (15). Esse novo decreto também autorizou o funcionamento de alguns estabelecimentos que cumpriram cronograma de testagem na semana passada. Puderam reabrir lojas de autopeças, motopeças e oficinas de bicicletas.
O procedimento, realizado pela Secretaria de Saúde, disponibilizou a aplicação dos testes de reagente ao coronavírus para os empresários, funcionários e colaboradores. As as novas atividades autorizadas a funcionamento serão inspecionadas ao longo da semana pela Coordenadoria Especial de Posturas e pela Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, que emitirão laudo atestando que todos os sócios, proprietários, funcionários e colaboradores foram devidamente testados para Covid-19, apresentando resultados com laudo negativo.
O estabelecimento que permitir a permanência de sócios, proprietários, funcionários e colaboradores com testes reagentes positivos, ou ainda não testados, terá o seu alvará de funcionamento suspenso.
Pode funcionar seguindo as normas e medidas previstas, os seguintes estabelecimentos:
- Hospitais e Clínicas, nos termos do Decreto 046/2020;
- Farmácias;
- Supermercados e mercados;
- Postos de combustíveis;
- Padarias;
- Bancas de jornais e revistas;
- Petshops;
- Mercado Municipal de Peixes;
- Feira do Produtor Rural (Feirinha da Roça) na Rua Manoel Joaquim dos Reis, aos sábados – 5h e às 10h;
- Clínicas, consultórios e laboratórios para atendimentos eletivos – 7h às 13h;
- Lojas de materiais de construção e de materiais de informática – 13h às 18h;
- Borracharias – 10 às 16h
- Oficinas mecânicas – 10h às 16h – exclusivamente com horário marcado e sem espera presencial no local;
- Óticas – 10h e às 16h;
- Salões de cabeleireiro e barbearias -10h e às 16h – exclusivamente com horário marcado e sem espera presencial no local;
- Comércio de autopeças, motopeças e de lojas e oficinas de bicicletas – 10h e às 16h.