A Prefeitura de Macaé decretou nessa terça-feira (11) o uso obrigatório de máscaras em locais públicos. A medida vale a partir da próxima segunda-feira (17). Quem for pego sem máscaras nas ruas, praias, praças, lagoas e em estabelecimentos já autorizados a funcionar, pagará multa no valor de R$ 150. O uso de máscaras também será obrigatório no transporte público e privado e em empresas comerciais da cidade.
Segundo a prefeitura, as fiscalizações serão realizadas por guardas municipais e por funcionários da Secretaria Municipal de Fazenda.
Segundo o decreto, a medida se faz necessária porque a cidade, na semana passada, entrou na faixa verde do grau de contaminação da Covid-19, mas leva em consideração o número de mortes em todo o Brasil, que já somam 101. 936. Atualmente, Macaé contabiliza 6.422 casos confirmados do novo coronavírus, com 121 mortes, segundo boletim divulgado pelo Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus.
Ainda segundo o decreto, todo valor arrecadado com a aplicação da multa será revertido às instituições da cidade, como o Sentrinho, APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e Associação Pestalozzi, que cuidam de crianças portadoras de necessidades especiais.